Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do centenário de nascimento do Sr. Sílvio Viana Freire, que há sessenta anos trabalha no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do centenário de nascimento do Sr. Sílvio Viana Freire, que há sessenta anos trabalha no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2003 - Página 12493
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, SILVIO VIANA FREIRE, PRESIDENTE, DIRETOR GERAL, ENTIDADE MANTENEDORA, CENTRO DE ARTES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, EFICACIA, TRABALHO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no início desta semana, precisamente na segunda-feira, dia 19, o cidadão brasileiro e carioca Dr. Sílvio Viana Freire completou 100 anos de vida.

Esse fato, em si, já é incomum. É certamente bem incomum completar-se 100 anos de vida, mas o que faz o fato digno de registro nesta Casa, Sr. Presidente, é a altitude da vida desse homem, a sua dedicação, o seu caráter, o seu completo devotamento a uma das instituições mais dignas também de louvor e de apoio, no Rio de Janeiro, que é o Liceu de Artes e Ofícios. Trata-se de uma instituição que já tem 150 anos, e é modelar como instituição de ensino médio profissional. É uma instituição que luta, naturalmente, como tantas outras, com muitas dificuldades - dificuldade de recursos, dificuldade de sustentação mesmo - e que, lamentavelmente, diante do significado da sua existência, do benefício que presta, tem tido pouco apoio do Governo do Estado e do Governo do Município.

O Dr. Sílvio Viana Freire dedicou 60 anos da sua vida, dos 100 que viveu, ao Liceu de Artes e Ofícios e à sua sociedade mantenedora, da qual é o Presidente, é o Diretor-Geral, a Sociedade Propagadora de Belas Artes, mantenedora do Liceu de Artes e Ofícios.

O Dr. Sílvio é um desses homens de têmpera forte, de uma vitalidade surpreendente, que, até hoje, com 100 anos de idade, diariamente comparece à sede do Liceu e dirige a entidade. Recentemente, em uma pendência judicial, ele próprio, advogado, sustentou as razões da sociedade mantenedora, para espanto dos desembargadores que o escutavam. O Dr. Sílvio exerce essas atividades sem receber um centavo de remuneração, Sr. Presidente. É uma dedicação gratuita mesmo, a mais genuína, a mais verdadeira. É o amor ao serviço que se presta ali naquela entidade que faz com que o Dr. Sílvio, embora, como eu disse, ainda comparecendo e dirigindo aquela entidade, não receba nenhuma remuneração, absolutamente nenhum centavo.

O Dr. Sílvio ocupou muitos cargos importantes ao longo da sua vida, inclusive cargos públicos. Foi funcionário da Câmara dos Deputados - Casa irmã, do Parlamento -, onde chegou a Diretor-Geral. Finda essa atividade pública, ele se dedicou totalmente ao Liceu de Artes e Ofício, juntamente com sua família.

            Portanto, Sr. Presidente, creio que esse fato merece registro nesta Casa. E, ao louvar, ao aplaudir, ao considerar benemérita a atuação do Sr. Sílvio Viana Freire, que completou 100 anos, também dirijo um apelo à Governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, e ao Prefeito César Maia para que também olhem para essa instituição, que é mais do que centenária, é sesquicentenária, uma instituição que não deixa decair a qualidade do ensino que oferece à comunidade, pela dedicação dos seus professores, que, muitas vezes, ficam até algum tempo sem receber. O Liceu lida com dificuldades extremas e tem no Dr. Sílvio a sua sustentação moral. O Dr. Sílvio é a coluna mestra que sustenta essa instituição, apesar de ela contar também, é claro, com a dedicação dos professores e com o próprio amor dos alunos que a freqüentam. Mas o fato é que o Liceu está a merecer ajuda e um apoio maior por parte das autoridades estaduais e municipais do Rio de Janeiro.

Fica aqui a minha manifestação de regozijo pelo centenário do Dr. Sílvio, a quem parabenizo - e creio que posso falar em nome da Casa e da Representação do Rio de Janeiro - por essa verdadeira efeméride que ocorreu esta semana e que mantém o Dr. Sílvio na direção do instituto com toda a sua vitalidade; vitalidade sustentada pela dedicação à nobre arte de ensinar os jovens a ter uma profissão, a receber, enfim, um ensino médio capaz de sustentar-lhes a vida profissional com dignidade.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2003 - Página 12493