Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da patente de projeto brasileiro de biodiesel pelos Estados Unidos e pela França. Convite à Ministra das Minas e Energia, Dilma Rouseff, para debate sobre o biodiesel no Senado Federal.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro da patente de projeto brasileiro de biodiesel pelos Estados Unidos e pela França. Convite à Ministra das Minas e Energia, Dilma Rouseff, para debate sobre o biodiesel no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2003 - Página 14174
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, APROPRIAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), FRANÇA, PATENTE DE REGISTRO, PROJETO, AUTORIA, EXPEDITO PARENTE, PROFESSOR, PESQUISADOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), UTILIZAÇÃO, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA, SUBSTITUIÇÃO, OLEO DIESEL, PETROLEO.
  • CONVITE, DILMA ROUSSEFF, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), AUDIENCIA, SENADO, DEBATE, VIABILIDADE, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA, SUBSTITUIÇÃO, OLEO DIESEL, PETROLEO, GARANTIA, AUTO SUFICIENCIA, AGRICULTURA, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de comentar dois assuntos bem diferentes. O primeiro deles diz respeito a um pronunciamento da Ministra Dilma Rousseff, das Minas e Energia, feito na reunião do Presidente Lula com os Governadores da Amazônia, ocasião em que foi apresentada a matriz energética para o Brasil.

A partir da proposta da Ministra, fiquei analisando a possibilidade de se trabalhar com o biodiesel nas regiões Nordeste e Norte. Na segunda-feira passada, tomamos a liberdade de convidar os professores Di Lascio, da Universidade de Brasília, e Expedito Parente, da Universidade Federal do Ceará, para, lá no Estado do Acre, apresentarem, tecnicamente, a viabilidade dessa idéia chamada biodiesel.

Para nossa insatisfação, fiquei sabendo que o trabalho desse brilhante pesquisador, o Prof. Parente, foi relegado ao esquecimento, e o Brasil perdeu uma patente de tão brilhante fonte de energia, hoje apropriada pelos Estados Unidos, França e Alemanha.

Fiquei quase que 100% convencido da idéia desse brilhante pesquisador, da possibilidade de a agricultura das regiões Nordeste e Amazônica produzirem o biodiesel e conquistarem para o Brasil a auto-suficiência em relação a essa fonte de energia. O Prof. Parente nos deixou convencidos de que o Brasil pode, plenamente, substituir o óleo diesel e o petróleo por essa fonte, mas que falta um convencimento maior quanto à idéia.

O professor me chamou a atenção para o fato de que o nosso ex-Governador do Estado do Piauí e atual Senador Alberto Silva, entusiasta dessa causa, contribuiu para a elaboração de um protótipo para a produção dessa energia na Universidade Federal do Piauí, protótipo que faço questão de conhecer.

É por isso, Sr. Presidente, que estamos querendo saber da possibilidade de convidar a Ministra Dilma para uma audiência nesta Casa e tratarmos de maneira mais carinhosa, digamos assim, essas fontes de energia.

Há algo relacionado ao assunto que nos causou tristeza maior ainda: algumas pessoas, já prevendo o futuro do biodiesel no Brasil, adiantaram-se e apresentaram projetos na Câmara dos Deputados para tolher a possibilidade de outros produtos servirem como insumos na produção dessa energia, colocando que apenas a soja e o álcool da cana-de-açúcar devam ser utilizados como insumos na produção de biodiesel no Brasil. Devemos, portanto, tomar cuidado, pois podemos estar deixando de contribuir para o crescimento da agricultura das regiões Nordeste e Amazônica.

Sr. Presidente, vi na Internet dados da pesquisa feita pelo Censo CNT, que trata da credibilidade do Governo Lula: “A avaliação do Governo Lula aumentou praticamente cinco pontos percentuais de abril para maio”. De acordo com a pesquisa divulgada hoje, 51,6% das pessoas entrevistadas consideram o Governo Lula bom ou ótimo, contra apenas 47% registrados no mês de abril, e 66% dos brasileiros aprovam as medidas apresentadas pelo Governo em relação à reforma Previdência.

Então, é preciso haver uma conexão maior entre o pensamento da sociedade e os debates que estão sendo feitos nesta Casa, para a melhoria da reforma da Previdência.

Sr. Presidente, eu gostaria de saber se é possível fazermos uma visita à Alemanha e à França, para que pudéssemos ver de perto quais medidas os respectivos governos estão tomando para essas fontes de energia alternativa, cuja fórmula foi elaborada pela Universidade Federal do Ceará, especialmente pelo Professor Expedito Parente.

Era isso que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2003 - Página 14174