Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Vocação do Estado do Amazonas para a piscicultura.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PESCA.:
  • Vocação do Estado do Amazonas para a piscicultura.
Publicação
Publicação no DSF de 11/06/2003 - Página 14986
Assunto
Outros > PESCA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, A CRITICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), INCENTIVO, PISCICULTURA, REGIÃO, APROVEITAMENTO, DIVERSIDADE, PEIXE, RECURSOS HIDRICOS, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, SECRETARIA ESPECIAL, AQUICULTURA, PESCA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem registro taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apesar de contar com uma das mais expressivas diversidades de pescado em todo o mundo, o Amazonas ainda não é um Estado forte na área de criação de peixes. A observação foi feita na semana passada pelo jornal A Crítica, de Manaus, em reportagem bem fundamentada de autoria dos jornalistas Joubert Lima e Loredana Kotinski.

É louvável esse empenho do nosso maior diário, não só pela diversidade de peixes, lembrada pelos repórteres, como também levando em conta que já agora o País conta com um Ministério voltado para essa economia, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, confiada ao Ministro José Fritsch.

Como notam os jornalistas, nenhuma área reúne tantos fatores naturais favoráveis ao desenvolvimento da criação de peixes: abundância de água, qualidade e declividade de terrenos e disponibilidade de insumos. No entanto, só agora a piscicultura, que poderia ser bem aproveitada, começa a ensaiar os primeiros passos.

A reportagem de A Crítica mostra que, nessa atividade na região, prevalecem o uso de tecnologias equivocadas e organização que deixa a desejar. O setor pede, portanto, maior atenção, o que transmito aqui ao Ministro Fritsch.

A lembrança é oportuna, pois, como diz o Secretário-executivo da Pesca, da Secretaria de Pesca do Amazonas, se o Estado aproveitar bem suas vantagens naturais, poderá vir a se tornar um grande produtor de peixes no País. Atualmente, o Amazonas produz 1,3 mil toneladas de pescado, mas este número poderá elevar-se para mais de 3 mil toneladas, garante o Secretário-executivo da Pesca.

Mais ainda, quero observar que a piscicultura inclui-se hoje entre as atividades prioritárias do Amazonas, por meio do Programa Pró-Peixe, que deverá conferir ênfase principalmente ao uso de tanques-rede e gaiolas, pelo baixo custo e fácil manejo. Está prevista a implantação de 1 mil e 500 tanques, beneficiando 150 famílias de pescadores.

Fica aqui este registro, com aplausos aos jornalistas Joubert Lima e Loredana Kotinski, pela excelente reportagem que acabam de publicar em A Crítica.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/06/2003 - Página 14986