Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulação ao jornal A Crítica, de Manaus/AM, pela publicação de série de reportagens das articulistas Dione Santana e Mariléa Amaral a respeito da situação da Amazônia. (Como Líder)

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Congratulação ao jornal A Crítica, de Manaus/AM, pela publicação de série de reportagens das articulistas Dione Santana e Mariléa Amaral a respeito da situação da Amazônia. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2003 - Página 15102
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JORNAL, A CRITICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DEFESA, REGIÃO AMAZONICA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, LEVANTAMENTO, SITUAÇÃO, NECESSIDADE, LEGISLAÇÃO, SUBSTITUIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PROTEÇÃO, BIODIVERSIDADE.
  • ANUNCIO, PREPARAÇÃO, PROPOSIÇÃO, MODERNIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • SAUDAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, DEBATE, PLANO PLURIANUAL (PPA), REGISTRO, REUNIÃO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), PARTICIPAÇÃO, ENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.

 

PELA DEFESA DA AMAZÔNIA

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem registro taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornal A Crítica, de Manaus, é um incansável defensor da Amazônia e, como tal, não tem medido esforços para, em reportagens de grande fôlego, em editoriais e no próprio noticiário do dia-a-dia, propagar esta que é uma das idéias mais necessárias ao Brasil, qual seja o engajamento de todos os cidadãos deste país em defesa da grande área estratégica do Norte do Brasil.

Já mencionei desta tribuna, em duas ocasiões, o magnífico trabalho de duas repórteres daquele jornal, Dione Santana e Mariléa Amaral, as quais, numa brilhante série de reportagens, concluídas neste último domingo, fizeram um notável levantamento da atual situação da Amazônia, um raio-X perfeito sobre esta nossa região, que representa a esperança de um futuro mais promissor para o Brasil.

A reportagem de número 3, a que me refiro, tem o título de Amazônia: “guardai esta terra”, tratando, com muito zelo e com informações atualizadas, a questão da legislação existente no País em torno do assunto, e que passa a ser parte integrante deste pronunciamento.

As duas repórteres sustentam que a Amazônia, mais do que nunca, necessita de uma lei de grande peso para tratar da defesa da biodiversidade da região. Uma lei, notam elas, que venha substituir a Medida Provisória nº 2.168, em boa hora editada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, mas que, já agora, reclama uma modernização.

Quero informar a este Plenário que resolvi aceitar a sugestão dessas jornalistas e já determinei a minha assessoria que levante o assunto, para ensejar a elaboração, com certa urgência, de uma legislação mais atualizada para a defesa da Amazônia.

Sr. Presidente, peço que a reportagem das jornalistas Dione Amaral e Mariléa Amaral passe a ser parte integrante deste pronunciamento e, assim, constar dos Anais do Senado.

Já que estou falando sobre a Amazônia, quero aproveitar a oportunidade para saudar a oportuna descentralização dos debates em torno do Plano Plurianual do Governo para o período 2004 a 2007.

O marco inicial dessa descentralização ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 6, em Manaus, na reitora da Universidade Estadual do Amazonas, com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.

Para se ter uma idéia do interesse pelos debates, basta mencionar que, até ontem, já estavam inscritas para os debates 72 entidades representativas de diferentes áreas do Amazonas.

Ao desejar que os debates sejam conduzidos com acerto, faço votos também para que desse encontro inaugural de descentralização resultem benefícios para a Amazônia, que, como sabem todos os brasileiros, é a região mais estratégica para o futuro do Brasil.

Era o que tinha a dizer.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2003 - Página 15102