Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários à matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 6 do corrente, intitulada "Diretor do presídio Bangu 3 é morto no Rio", bem como de matéria do jornal Valor Econômico, de 4 do corrente, intitulada "Coordenação é o nome do problema", do cientista político e professor da PUC-SP, Fernando Luiz Abrucio.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários à matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 6 do corrente, intitulada "Diretor do presídio Bangu 3 é morto no Rio", bem como de matéria do jornal Valor Econômico, de 4 do corrente, intitulada "Coordenação é o nome do problema", do cientista político e professor da PUC-SP, Fernando Luiz Abrucio.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2003 - Página 22532
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, VIOLENCIA, CRIME ORGANIZADO, SISTEMA PENITENCIARIO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, FALTA, COORDENAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

VIOLÊNCIA NO RIO

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 06 de agosto do corrente, que trata, mais uma vez, da questão da violência no Rio de Janeiro.

A matéria intitulada “Diretor do presídio Bangu 3 é morto no Rio”, que solicito seja inserida nos Anais do Senado, trata do assassinato do Diretor do presídio Bangu 3. O crime ocorreu nove dias depois de o traficante Márcio Amaro de Oliveira, o Marcinho VP do morro Dona Marta (zona sul do Rio de Janeiro) ter sido encontrado morto dentro de Bangu 3 e menos de duas semanas após o assassinato do coordenador de segurança do complexo penitenciário de Bangu, Paulo Roberto Rocha.

Desejo, ainda, Sr. Presidente, comentar artigo publicado no jornal Valor Econômico de 04 de agosto do corrente, intitulado “Coordenação é o nome do problema”, de autoria do cientista político e professor da PUC-SP, Fernando Luiz Abrucio.

O artigo é de extrema atualidade pelo que, segundo entendo, sua inserção nos Anais do Senado é oportuna e serve, inclusive, para evidenciar a falta de uma coordenação político-administrativa no governo, promovendo uma lentidão e ambigüidade em sua estrutura. Além do mais, fazendo minhas as palavras do ilustre cientista, “O governo Lula precisa falar uma mesma linguagem” a fim de materializar formas de coordenação administrativa que orientem o Poder Executivo.

São os seguintes os textos que passo a ler para que fiquem integrando este pronunciamento:

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2003 - Página 22532