Discurso durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque ao editorial do jornal Zero Hora intitulado "Uma voz de bom senso", publicado no último dia 13 do corrente.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA. REFORMA AGRARIA.:
  • Destaque ao editorial do jornal Zero Hora intitulado "Uma voz de bom senso", publicado no último dia 13 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2003 - Página 24550
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA. REFORMA AGRARIA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, PRODUTOR, REGIÃO, MUNICIPIO, CHAPECO (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PROTESTO, NEGOCIAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, RIO URUGUAI, FRONTEIRA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), INFERIORIDADE, OFERTA, PREÇO, DESOCUPAÇÃO, TERRAS, EXPECTATIVA, ATENÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), DEBATE, DESAPROPRIAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, ZERO HORA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), TENSÃO SOCIAL, INVASÃO, SEM-TERRA, DEFESA, RESPEITO, LEGISLAÇÃO.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de me solidarizar com os produtores da região de Chapecó na questão da desapropriação de terras para a construção da Hidrelétrica do Uruguai, já que uma de minhas plataformas foi a agricultura familiar.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pelo menos trezentas pessoas atingidas por barragens no oeste de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul se reuniram ontem, em Chapecó, para protestar contra os encaminhamentos em torno da construção de novas usinas hidrelétricas no Rio Uruguai, na divisa entre os dois Estados.

Os atingidos denunciaram pressão supostamente exercida pelos futuros construtores da Usina Foz do Chapecó para a desocupação das terras banhadas pelo lago que se formará no Uruguai. O local será transformado em reserva indígena para a tribo Caingangue.

Os agricultores reclamam dos preços oferecidos pelas terras, já que elas pertencem a várias gerações daquelas famílias.

Sr. Presidente, espero que a desapropriação seja amplamente discutida com aquelas famílias pois estaremos atentos a qualquer descaso do Ministério da Justiça.

Desejo, ainda, de tratar de um segundo assunto.

Ocupo a tribuna, nesta tarde, para destacar o editorial intitulado “Uma voz de bom senso” do jornal Zero Hora, publicado no dia 13 de agosto do corrente.

O editorial, que solicito seja inserido nos Anais do Senado, demonstra como o jornal Zero Hora vem cumprindo brilhantemente seu papel, informando e alertando seus leitores com profunda lucidez.

O texto que passo a ler para que fique integrando este pronunciamento, é o seguinte:

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2003 - Página 24550