Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da professora Brasilete Ramos Caiado.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da professora Brasilete Ramos Caiado.
Publicação
Publicação no DSF de 24/09/2003 - Página 28660
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BRASILETE RAMOS CAIADO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, CULTURA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assomo hoje à tribuna tomado por um sentimento de perda muito grande, que atinge toda a sociedade goiana, especialmente o segmento ligado à cultura e à educação. No último sábado, vítima de um acidente automobilístico, faleceu, na cidade de Goiás, aos 72 anos, a professora universitária Brasilete Ramos Caiado, uma das principais referências goianas na área cultural.

Filha do ex-governador de Goiás, Brasil Caiado, Brasilete dedicou sua vida à cultura e à promoção da cidade de Goiás, a primeira capital do Estado. Logo que se formou pelo Conservatório Nacional de Piano, no Rio de Janeiro, ela fixou residência na cidade de Goiás, iniciando uma longa e bem sucedida militância pela cultura e pela cidade.

Foi Brasilete quem deu início à formação do arquivo documental da cidade de Goiás. Foi ela uma das mentoras da criação da Faculdade de Direito e Filosofia da cidade, que posteriormente foi também dirigida por ela. Brasilete Caiado foi ainda a primeira presidente do Movimento Pró-Cidade de Goiás e uma das grandes batalhadoras na luta pelo título de Patrimônio da Humanidade, alcançado pela cidade de Goiás há dois anos.

Dona de uma personalidade doce, Brasilete trabalhava sem vaidade, focando apenas os resultados. Ao longo de sua vida, demonstrou também seu lado humano e solidário. Junto com o sociólogo Betinho foi uma das coordenadoras, em Goiás, da memorável Campanha Contra a Fome e Pela Vida.

Mais recentemente, após a trágica enchente que deixou centenas de desabrigados na cidade e Goiás, partiu dela uma das iniciativas de socorro e ajuda às vítimas.

Brasilete deixa o nosso convívio de forma trágica. Aos 72 anos, lúcida e ativa, ela dirigia o próprio carro na viagem de volta à cidade de Goiás, quando foi colhida por um caminhão no último sábado. Deixa o seu exemplo de luta e de amor pelas letras; sua crença na educação como arma transformadora do mundo, como elemento essencial na construção de uma sociedade mais justa.

Pela importância do papel desempenhado por ela no campo da cultura e da educação no Estado de Goiás, apresento ao Senado um requerimento de votos de pesar por perda tão significativa para o meu Estado.

Manifesto a minha solidariedade a todos os seus familiares. Inclusive ao Dr. Brasílio Caiado, seu irmão, ex-Deputado Federal, e ao Deputado Federal Ronaldo Caiado, seu primo, os meus sinceros sentimentos, em nome de toda a sociedade goiana.

Era este o meu comunicado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/09/2003 - Página 28660