Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Gastos com propaganda na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Gastos com propaganda na Prefeitura de São Paulo e no Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2003 - Página 30685
Assunto
Outros > ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • COMENTARIO, DADOS, LEVANTAMENTO, VEREADOR, DENUNCIA, SUPERIORIDADE, GASTOS PUBLICOS, PROPAGANDA, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMPARAÇÃO, INVESTIMENTO, POLITICA SOCIAL, REMANEJAMENTO, VERBA, ORÇAMENTO, MUNICIPIO.
  • CRITICA, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PRIORIDADE, PROPAGANDA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) -

GASTOS PESADOS COM PROPAGANDA JÁ SÃO DA ROTINA DO PT

Sr. Presidente,Srªs e Srs. Senadores, recente levantamento feito pelo vereador Roberto Trípoli (PSDB), da Câmara Municipal de São Paulo, aponta fato extremamente estarrecedor ao revelar que a Prefeita Marta Suplicy “está deixando de lado os programas sociais para gastar pesado em propaganda.”

Eis as cifras: a Prefeita paulistana incluiu no orçamento municipal para o próximo ano verba publicitária superior em 48,2% em relação aos gastos de 2003. Já para os gastos sociais, Marta alocou verba que supera em apenas 4,7% os gastos em 2003.

Conforme prevê o projeto de lei orçamentária, os gastos da Prefeita com propaganda em 2004 serão da ordem de R$37,5 milhões, contra os R$25,3 milhões deste ano. E, enquanto isso, o projeto Renda Mínima perderá recursos, com a destinação, no orçamento, de R$187,7 milhões, menos do que os R$190 milhões deste ano. Isso sem contar os créditos suplementares.

O mais estranhável é que esse aumento ocorra exatamente num ano eleitoral, com o pleito para prefeitos e vereadores. Em notícia publicada hoje, o jornal O Estado de S.Paulo observa que “não é de hoje que Marta Suplicy dedica à publicidade mais recursos do o orçado. No primeiro ano de gestão, a Prefeita recebeu previsão de R$16 milhões, mas gastou 23 milhões, por meio de remanejamento de verbas.”

Nesse ponto, a Prefeita da nossa maior cidade segue à risca a cartilha do Palácio do Planalto, que dispensa à propaganda do governo petista verbas cada vez maiores. Essa obstinação tem feito com que a opinião pública já vislumbre, no governo de Lula, a existência de um Ministro de fato, o da Propaganda, ocupado pelo publicitário marqueteiro Duda Mendonça, ganhador de praticamente todas as licitações importantes nessa área.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2003 - Página 30685