Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Invasão do município de Ceará-Mirim/RN por integrantes do MST.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Invasão do município de Ceará-Mirim/RN por integrantes do MST.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2003 - Página 31333
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, INVASÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, MUNICIPIO, CEARA-MIRIM (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, PREFEITO, MUNICIPIO, CEARA-MIRIM (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, BUSCA, FORMA, PREVENÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, UTILIZAÇÃO, VIOLENCIA, DESRESPEITO, DEMOCRACIA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, algo de grave deve ser comunicado à Casa.

Hoje, pela manhã, o Município de Ceará-Mirim foi invadido por militantes claramente vinculados ao Movimento dos Sem-Terra, que danificaram o asfalto, queimaram pneus e lançaram para dentro da prefeitura.

A Prefeita, esposa do nosso colega, Senador Geraldo Melo, decretou o fechamento constitucional do Município até que o Poder central tome providências. Lá o clima era de tiroteio iminente entre a Polícia e os militantes do Movimento. A Prefeita comunicou o fato ao Ministro da Justiça e ao Governador de Estado e está aguardando providências.

Entendemos que, neste momento, se não houver o braço firme e forte de quem pode adotá-lo, ou seja, o Governo Federal e o Governo do Estado, o Município de Ceará-Mirim ficará às voltas com uma crise de governabilidade.

Faço, de maneira muito serena, essa comunicação à Casa, Sr. Presidente, lamentando o fato e lembrando que não têm sido raros os alertas que a Oposição tem lançado no sentido de prevenir situações que começam a ficar crônicas e que, se virarem moda, complicarão para valer o andamento do espaço da democracia brasileira.

Portanto, aqui a solidariedade à minha companheira de Partido, Prefeita de Ceará-Mirim, ao Senador Geraldo Melo e a certeza que tenho de que as providências serão tomadas para que se evite um mal maior. Aqui registro a solidariedade do Líder do PFL, o nobre Senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte.

O mal já está feito, queremos evitar um mal maior e a palavra, portanto, está, no Estado, com a Governadora Vilma Maia e, aqui, com o Ministro Márcio Thomaz Bastos e, sem dúvida, com o Presidente Luiz Inácio da Silva.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2003 - Página 31333