Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, amanhã, dos 70 anos de criação da cidade de Goiânia.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração, amanhã, dos 70 anos de criação da cidade de Goiânia.
Aparteantes
Aelton Freitas, Fátima Cleide.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2003 - Página 33273
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, CRESCIMENTO, MANUTENÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO, CULTURA, MEDICINA, TURISMO, REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, PREFEITO DE CAPITAL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs. e Srs. Senadores, neste dia 24 de outubro, a nossa querida cidade de Goiânia completa 70 anos. Um período muito curto em se tratando de uma capital importante, mas suficiente para fazê-la despontar como uma das melhores capitais do País para se morar, viver, visitar e trabalhar.

Goiânia tem conseguido, ao longo dos anos, superar o maior desafio das grandes cidades nos dias de hoje, que é casar crescimento com qualidade de vida. Construída inicialmente para ter apenas 50 mil habitantes, com planejamento para não passar de 300 mil moradores, a capital de Goiás hoje já ultrapassou a casa de um milhão de habitantes.

De acordo com pesquisa divulgada no ano passado, Goiânia é também a segunda cidade com maior frota de veículos por habitantes do País. Nem por esses fatores, deixou de oferecer uma qualidade de vida invejável aos seus moradores e aos turistas.

Estudo nacional veiculado na revista Exame coloca Goiânia como uma entre as cinco melhores cidades do País para se viver. Os fatores vão desde o verde abundante, a urbanização agradável, os projetos de embelezamento da cidade, aos indicativos sociais extremamente positivos.

Isso é fruto de ações executadas ao longo dos anos, mas sobretudo à qualidade das pessoas e à organização social da cidade, que contribuem decisivamente para a melhoria da capital.

Goiânia é mais do que qualidade de vida. Ela é berço de manifestações culturais diversas, que vão da música à literatura, do teatro às artes plásticas. Há poucos dias, foi homenageado no Rio de Janeiro com o Troféu Juca Pato o escritor José Mendonça Teles, de Goiânia. O Troféu Juca Pato, como todos sabem, é uma das mais importantes honrarias nacionais no campo da literatura.

Na música, Goiânia também se destaca. E não apenas com as famosas duplas sertanejas, mas também com cantores de renome que produzem outros estilos musicais: Marcelo Barra, Maria Eugênia, João Caetano, Orlando Moraes, Fernando Perillo, Pádua, Maíra e muitos outros, além das duplas Leandro e Leonardo, hoje Leonardo, Bruno e Marone, Guilherme e Santiago, Zezé de Camargo e Luciano e tantas outras famosas.

A capital dos goianos tornou-se referência nacional na saúde, seja no tratamento de olhos ou de medicina alternativa, no tratamento de queimaduras, do sistema renal, oncológico. São inúmeros os profissionais de destaque nacional, utilizando tecnologia de última geração na cura de inúmeras doenças.

Goiânia é hoje também uma capital referencial no turismo, especialmente no turismo de negócios e eventos. Com uma estrutura hoteleira e gastronômica eficiente, a capital recebe milhares de pessoas todos os anos para seminários, encontros, congressos e tantos outros.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, do ponto de vista histórico, Goiânia exerceu um papel importante no processo de interiorização do País. A Marcha para o Oeste, definida por Getúlio Vargas, encontrou fôlego no surgimento de cidades modernas e planejadas, como foi o caso de Belo Horizonte, Brasília, além de Goiânia, a capital do meu Estado.

A capital dos goianos é também fruto do esforço e da visão estratégica de futuro de um dos maiores homens públicos de toda a nossa história: Pedro Ludovico Teixeira. Com esforço e visão, foi ele, numa época de grandes e enormes dificuldades, que tomou a decisão e operou a mudança da capital para Goiânia. A nossa antiga capital, a querida cidade de Goiás, a terra de Cora Coralina, hoje é Patrimônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco. E continua sendo a capital histórica, turística e cultural do Estado de Goiás.

Goiânia é uma cidade privilegiada. Desde sempre, contou com prefeitos extremamente competentes, dedicados, com rara visão de futuro e com imensa capacidade administrativa. Citarei alguns exemplos.

O primeiro prefeito, o professor Venerando de Freitas, foi o grande artesão da capital. Um homem extraordinário, de honestidade, competência e dedicação incomparáveis. Devemos a ele por ter semeado a boa semente.

Hélio de Brito, recém-falecido, no início da década de 60 foi o prefeito da arrojada visão de futuro, construtor da grande infra-estrutura que possibilitou assentar o crescimento de Goiânia em bases sólidas.

Iris Rezende Machado foi o homem que integrou Goiânia a Campinas, bairro que é o berço-mãe da capital goiana, sendo hoje sua principal região. Iris foi o prefeito dos mutirões que espalharam milhares e milhares de casas em todos os bairros. Foi o prefeito que construiu bairros inteiros, centenas e centenas de praças públicas, inclusive a Praça Universitária. Iris foi o prefeito do povo goianiense.

Agora mesmo, na década de 90, nossa cidade foi governada, por três vezes, pelo Professor Nion Albernaz, o homem que tornou Goiânia a cidade símbolo da beleza das flores, do espírito jovem, do conforto que os goianienses sentem atualmente.

Setenta anos é quase nada para uma cidade. As grandes metrópoles do mundo contam seus aniversários em séculos. Goiânia é ainda menina, mas deixou marcas de gente grande na história do Brasil. Quem não se lembra do grande comício inicial das Diretas Já, que reuniu 500 mil pessoas no centro da cidade? Foi a primeira grande mobilização popular naquele período, pedindo o restabelecimento da democracia plena no País. Goiânia foi chamada a dar o seu grito e gritou alto, ecoando em todo o País, mostrando ser uma capital de gente politizada, que participa ativamente do processo político, econômico e social.

Se fosse falar de todas as qualidades reunidas por Goiânia nesses 70 anos de existência, passaria o resto do dia a discorrer, com enorme prazer, sobre este assunto. Mas não é esse o meu objetivo.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Maguito Vilela, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muito prazer, concedo o aparte a V. Exª, Senadora Fátima Cleide.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Maguito Vilela, quero parabenizar V. Exª pelo discurso em homenagem à cidade de Goiânia e também enviar os meus cumprimentos ao Prefeito Pedro Wilson, em nome de quem cumprimento todos os munícipes daquela bela cidade, que tive o prazer de conhecer e de visitar várias vezes, inclusive a convite do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Quero também mandar um abraço para a Presidente do Sintego, a Professora Noeme Diná Silva. E na oportunidade em que parabenizo V. Exª pelo pronunciamento, envio um abraço para os goianos que moram no Estado de Rondônia, que foram também bandeirantes na construção do Estado de Rondônia no noroeste do País. Muito obrigado pela oportunidade. Parabéns mais uma vez.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª, Senadora Fátima Cleide, porque o aparte de V. Exª enriquece o meu pronunciamento. Agradeço a solidariedade ao povo goiano, ao prefeito Pedro Wilson, do PT, que está honrando e dignificando o Partido na administração municipal.

A Srª Heloísa Helena (Bloco/PT - AL) - Com o seu apoio, Senador.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com o meu apoio, Senadora Heloísa Helena.

O que quero, nesta tarde, é me juntar a todos os goianienses, os que lá nasceram e os que escolheram Goiânia como casa e moradia para sua família; me juntar a toda essa comunidade que supera um milhão de pessoas, num brinde a esta data tão importante.

Quero parabenizar cada um dos moradores de Goiânia. Pessoas que podem se orgulhar por construírem e morarem em uma das mais belas cidades brasileiras, que oferece uma qualidade de vida realmente invejável.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Goiânia tem uma população trabalhadora, rigorosa, honesta e extremamente competente. É por causa de sua população, composta por gente de todo o País, mas especialmente de cada cidade de Goiás e deste País, que Goiânia é uma cidade cuja maior paixão é a solidariedade humana. Nunca, em tempo algum, posso garantir sem medo de errar, jamais na história do Brasil um Estado e especialmente uma capital conseguiram ser formados por um povo tão solidário.

Goiânia é a cidade dos jovens, da alegria contagiante que embala sua noite e amanhece pronta para encher escolas, colégios e faculdades. Uma juventude que trabalha, estuda, se diverte, sonha e está tornando esses sonhos realidade muito próxima.

Goiânia é a cidade dos empresários e trabalhadores que, unidos, estão conseguindo mostrar que este é um País que tem tudo para dar certo, para se inserir, como procuram fazer os goianienses, no mundo cada vez mais globalizado.

Goiânia, mesmo com esse ímpeto jovem, é a cidade que gosta de conviver com seus idosos, que os respeita e que vê neles a experiência para novas e constantes evoluções.

Peço desculpas se acaso peco pela falta de modéstia neste pronunciamento. É que não há como ser modesto ao encher o peito, abrir a boca e falar sobre Goiânia, sobre os goianienses e todos os goianos. Existem problemas, verdadeiros desafios a nossa frente, mas a determinação da população de Goiânia e de Goiás conseguirá, mais uma vez, vencer todos esses desafios. Tenho a certeza, a mesma certeza e confiança que sempre tive.

Quero me unir aos goianienses para os desafios que ainda temos pela frente, para melhorar Goiânia cada vez mais. Os desafios de construir um transporte coletivo de qualidade e de melhorar o atendimento público de saúde. O compromisso de lutar para que Goiânia pare de sofrer o mal de todas as metrópoles, o drama da insegurança, o drama da violência.

Esses são apenas alguns desafios que a cidade terá que enfrentar com muito vigor de agora em diante.

O Sr. Aelton Freitas (Bloco/PL - MG) - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Maguito Vilela?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Concedo o aparte com muito prazer ao nobre Senador mineiro Aelton Freitas.

O Sr. Aelton Freitas (Bloco/PL - MG) - Senador Maguito Vilela, congratulo-me com V. Exª no aniversário da belíssima capital do seu Estado, que teve V. Exª como Vice-Governador, como Governador e, hoje, Senador, na Câmara Alta, o Senado Federal. Deixo meu abraço a todos os goianienses. V. Exª não está falando mais do que é a belíssima capital goiana, exemplo também para as capitais brasileiras. Tive oportunidade de ser morador e estudante na cidade de Goiânia, em 1982. Como filho de produtor rural e sertanejo, tenho orgulho de ser fã de todas as duplas que nasceram na sua cidade e que hoje levam alegria a todas as festas sertanejas e a todo o meio rural, o berço sertanejo de todo o povo brasileiro. Portanto, meus parabéns! Em seu nome, o nosso abraço a toda a população goianiense.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço a V. Exª, Senador Aelton Freitas, um mineiro que nos deu a honra de sua presença em Goiás por alguns anos. Os mineiros têm tido uma participação muito grande na construção não só de Goiânia mas de todo o Estado de Goiás. Agradeço muito o aparte e a solidariedade de V. Exª, homem voltado para a zona rural, agrônomo, que hoje presta relevantes serviços a este País no Senado da República.

E, a exemplo da Senadora Fátima Cleide, quero cumprimentar o Prefeito Pedro Wilson, do Partido dos Trabalhadores, que é um homem de grandes qualidades, honrado, honesto e extremamente ético. É um prefeito que se tem esforçado bastante para satisfazer os anseios da população que o elegeu e tem realizado obras importantes, provocando mudanças profundas em nossa capital. Ainda hoje, pela manhã, participei com o Prefeito Pedro Wilson, a quem apoiei no segundo turno das eleições, de algumas inaugurações importantes em Goiânia, principalmente a da Av. Goiás, uma das principais avenidas de lá, que estava com sérios problemas, mas que, hoje, está totalmente liberada ao público da cidade.

Cumprimento, igualmente, a Vice-Prefeita Linda Monteiro, uma das intelectuais e políticas mais respeitadas do meu Estado. Quando Governador, tive a honra de ter, como minha Secretária de Cultura, essa mulher extraordinária, uma referência fundamental na recente história política recente da nossa capital.

Quero prestar as minhas sinceras homenagens à Câmara Municipal de Goiânia, ao Sr. Presidente e a todos os ilustres edis que tanto têm colaborado para o engrandecimento de Goiânia.

A todos os moradores de Goiânia, aos goianienses de coração como eu, e a Goiânia a nossa homenagem pelos 70 anos de lutas, de progresso, de vitórias, pelos 70 anos nos quais Goiânia contribui com o nosso Estado e com o nosso País. E o nosso compromisso de continuar lutando pelo permanente crescimento econômico e de qualidade de vida dessa cidade que hoje, sem dúvida nenhuma, é uma referência nacional - para orgulho de todos os goianos e goianienses.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2003 - Página 33273