Discurso durante a 139ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece o aparte de S.Exa. ao discurso do Senador Demóstenes Torres, em que critica o governo e sua bancada no Senado pela condução da tramitação da reforma da previdência.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Esclarece o aparte de S.Exa. ao discurso do Senador Demóstenes Torres, em que critica o governo e sua bancada no Senado pela condução da tramitação da reforma da previdência.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2003 - Página 31045
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, MAGNO MALTA, CONGRESSISTA, AUSENCIA, OFENSA, SENADOR, ACUSAÇÃO, BANCADA, GOVERNO, PREJUIZO, TRAMITAÇÃO, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • COMENTARIO, DISCURSO, DEMOSTENES TORRES, SENADOR, DENUNCIA, CONTRADIÇÃO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EPOCA, CAMPANHA ELEITORAL, ASSUNTO, PREVIDENCIA SOCIAL, FUNCIONARIO PUBLICO.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Quero cumprimentá-lo, Senador Demóstenes Torres, que tem sido o nosso grande baluarte, aqui no Senado Federal, nas discussões das reformas, principalmente na da previdência, e tem-nos aclarado muitas coisas e mostrado o verdadeiro caminho que o Governo deveria seguir. Pela sua capacidade e por estudos, agora nos traz mais uma gafe da Bancada do Governo Federal e do próprio Governo Federal, que desrespeitam a Oposição, desrespeitam os Senadores da Minoria, como se quisessem fazer todos os Senadores da Minoria de bobos, como se não conhecêssemos as leis. Por meio do seu estudo, talvez agora o Governo Federal e a Bancada do Governo passem a respeitar mais quem entende do assunto. Inúmeras pessoas do Brasil inteiro nos telefonaram, mandaram ofícios e e-mails demonstrando preocupação com as emendas da Oposição não estarem sendo acatadas. Depois, eles colocam o que encaminhamos, o que criamos, o que tentamos emendar, aquilo que defendíamos antes num projeto paralelo, numa emenda paralela, num substituto, como queiram chamar. Eles não defendiam as propostas que a Oposição está defendendo, não defendiam as emendas que o PFL e o PSDB defenderam e defendem e agora tentam se colocar como autores dessas emendas. E o pior: estão querendo burlar o Regimento Interno, querem rasgar o Regimento Interno. Por isso, cumprimento V. Exª pelo estudo e por trazer a transparência desse ato, que, certamente, fará com que o Governo passe a respeitar a Oposição. Meus cumprimentos. É bom que o Brasil fique sabendo que por trás de tudo isso há algo que nós ainda não sabemos. Por que estão usando esses meios: Por que estão buscando esses caminhos confusos? Por que tentam burlar o próprio Regimento Interno? Por que estão querendo fazer isso? Eu até digo, Senador Demóstenes Torres, que talvez muitos dos Senadores da Bancada que apóia o Governo não soubessem disso. Também foram enganados. Eles deveriam repudiar a forma perversa e antidemocrática como o Governo está encaminhando a reforma da previdência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2003 - Página 31045