Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da geração de emprego e renda. Comentários ao projeto de fruticultura implantado no município de Dianópolis/TO. Agradecimento ao Ministro Ciro Gomes.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Importância da geração de emprego e renda. Comentários ao projeto de fruticultura implantado no município de Dianópolis/TO. Agradecimento ao Ministro Ciro Gomes.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2003 - Página 34659
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • NECESSIDADE, PRIORIDADE, POLITICA DE EMPREGO, REGISTRO, EXPERIENCIA, PROJETO, FRUTICULTURA, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, PORTO NACIONAL (TO), DIANOPOLIS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, APOIO, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, meu Colega de representação do Tocantins, Srªs e Srs. Senadores, durante a campanha eleitoral do ano passado, quando o povo do Tocantins me enviou para o Senado Federal, falávamos muito em geração de emprego e renda, o que considero um dos maiores problemas do Brasil - Estados e Municípios, onde, de fato, vivem os brasileiros.

Essa tem sido minha luta constante desde que cheguei a esta Casa, manifestada não apenas em discurso, mas também na minha ação. Por isso, quero aqui lembrar um importante projeto que, com certeza, irá gerar emprego e renda.

Refiro-me ao projeto de fruticultura Sampaio, que, lamentavelmente, por questões ambientais, estava emperrado até trinta dias atrás. Mas conseguimos, graças a Deus, aprovar a licença ambiental, e esse projeto já está sendo executado a passos largos. Também faltavam recursos para o projeto São João, no Município de Porto Nacional, mas já estão sendo providenciados, ou seja, a questão está sendo resolvida, e espero que no menor prazo possível.

Mas nesta manhã de sexta-feira, quando aqui estamos convocados - e isso é muito bom, para que possamos mostrar para o Brasil que estamos aqui realmente para trabalhar -, falo sobre um projeto de fruticultura, de uma barragem que está sendo construída no rio Manoel Alves, no Município de Dianópolis, em Porto Alegre do Tocantins. Registro também, Sr. Presidente, com muita alegria, que, apesar das reclamações de vários setores quanto a alguns Ministros - até eu tenho algumas -, no sentido de que o Tocantins não tem sido atendido, quero aqui enaltecer e deixar registrada a satisfação da nossa Bancada com o comportamento ético e correto do Ministro Ciro Gomes, principalmente com relação ao projeto da barragem do rio Manoel Alves, projeto que está sendo executado com o apoio do Governo Federal e desse Ministério.

O Sr. Ministro lá esteve e foi recebido pelo Governador Marcelo Miranda, pelo ex-governador Siqueira Campos, por sua equipe, por todos nós. Estive presente e pude perceber o quanto o Ministro é popular, o quanto se preocupa com o cidadão comum.

Portanto, Sr. Presidente, considero muito importante o fato de haver críticas quando necessárias, mas também é muito importante que digamos o que está sendo feito, o que está sendo construído por este Governo. Confesso que, nas poucas vezes em que estive com o Ministro Ciro Gomes, consegui extrair desses encontros a melhor das impressões, a impressão de um homem operoso, de um homem que executa aquilo que compete à sua Pasta. Espero que os outros Ministros trabalhem da forma como o Ministro Ciro Gomes trabalha.

Registro, portanto, esse fato e, em nome da Bancada tocantinense, em nome do Governador Marcelo Miranda, em nome do povo tocantinense, saúdo esse início de parceria entre o Estado de Tocantins e o Governo Federal, sobretudo no que se refere à Pasta do Ministro Ciro Gomes, que tem desenvolvido um excelente trabalho, homem correto, leal e que tem cumprido os compromissos com o povo tocantinense.

Era isso, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2003 - Página 34659