Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao pronunciamento da Senadora Serys Slhessarenko. (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Resposta ao pronunciamento da Senadora Serys Slhessarenko. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2003 - Página 34695
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • ADIAMENTO, RESPOSTA, DISCURSO, SERYS SLHESSARENKO, SENADOR, ASSUNTO, DOCUMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL), OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, AUSENCIA, PRESENÇA, PLENARIO, CRITICA, POLITICA PARTIDARIA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONTRADIÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na realidade havia pedido a inscrição para responder ao pronunciamento feito pela Senadora Serys Slhessarenko em que S. Exª fazia acusações a meu Partido por um suposto relatório em que criticava o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na realidade, não se trata de um relatório, mas de um documento chamado “Compromisso à Nação”, que o PFL divulgou ontem, comemorando seu ano de oposição no Brasil, um direito de quem pratica a oposição. Aliás, sem as leviandades copiadas de quem fazia oposição no passado, soltando acusações sem nenhuma prova.

O PFL fez um documento consubstanciado e cheio de dados. Creio, até, Sr. Presidente, que é um documento pedagógico, mas transferirei essa resposta para segunda-feira, em respeito à ausência da Senadora em plenário.

Sei como é difícil para quem foi à praça pública defender calote no FMI, defender o não-cumprimento do acordo com a Alca, defender melhor tratamento para os aposentados, defender uma reforma tributária mais justa, como é difícil, hoje, vir à tribuna do Senado Federal com um discurso diferente. Mas, compreendo perfeitamente a situação que a Senadora enfrenta num momento como este, entre a prática do discurso eleitoral e a realidade da administração brasileira. Quero ver até quando setores do atual Governo usarão o espelho retrovisor para dirigir as suas ações. Creio que está na hora de se olhar para o Brasil com uma visão de futuro e acabar-se com esta prática de acusar pelos erros não só o Governo que antecedeu, mas todos os governos passados.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho a impressão de que ainda teremos, por exemplo, uma resposta do Embaixador Itamar Franco sobre este assunto. Nós ainda teremos muitos esclarecimentos sobre tudo isto, mas encerro aqui as minhas palavras e esperarei para segunda ou terça-feira, com a presença da Senadora Serys Slhessarenko, a fim de discutirmos o teor do pronunciamento que S. Exª fez hoje. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2003 - Página 34695