Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Inauguração de Hospital para Fissurados Labiais no Estado do Piauí. (como Líder)

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Inauguração de Hospital para Fissurados Labiais no Estado do Piauí. (como Líder)
Aparteantes
Mão Santa.
Publicação
Republicação no DSF de 04/12/2003 - Página 39938
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), INSTITUIÇÃO HOSPITALAR, MEDICINA ESPECIALIZADA, ELOGIO, TRABALHO, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, CONGRATULAÇÕES, AUTORIDADE, PROJETO, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, assumo o compromisso com o Senador Alvaro Dias de não falar mais que dez minutos.

Inicialmente, cumprimento o Senador Pedro Simon e parabenizo Santa Catarina e a Senadora Ideli Salvatti, que assume, com muita eficiência, a Presidência desta Casa.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a movimentação do Senado, nos últimos dias, não me permitiu fazer um registro sobre o ocorrido no meu Estado, o Piauí.

Semana passada, na quinta-feira, estive em Teresina para assistir a inauguração de um hospital para recuperação de fissurados labiais e de portadores de lábio leporino, obra de fundamental importância para o nosso Estado. Presidiu a inauguração o mundialmente renomado médico Ivo Pitanguy, que fez uma escola por todo o Brasil que não só se exalta na recuperação estética e no embelezamento das pessoas, mas também nos serviços prestados a milhares de desconhecidos no Rio de Janeiro.

No momento em que tanto se fala em inclusão social, esse trabalho tem permitido a inclusão de vários jovens que, por defeitos dessa natureza e desse porte, não são bem aceitos pela sociedade. Quando crianças, são ridicularizados entre os colegas, com dificuldades de acesso a emprego, são excluídos da convivência normal com a sociedade.

O Instituto, que tem como um dos seus elaboradores o Dr. Paschoal Pinheiro Correa, cirurgião plástico, ex-aluno do Professor Pitanguy, tem, há mais de 12 anos, prestado relevantes serviços aos portadores de defeito no palato e nos lábios no Estado do Piauí.

Quando Perfeito de Teresina e, antes até, como Deputado Federal, passei a conviver com esse problema quando disponibilizava verbas no orçamento para um hospital do mesmo gênero na cidade de Bauru, o conhecido Centrinho.

E foi com muita alegria e emoção, Senador Pedro Simon, que, no início deste ano, estando em Porto Alegre em missão partidária, encontrei, no aeroporto, um jovem recuperado por operação feita na época em que eu era prefeito, em que colocaram uma prótese de recuperação. Ele foi me agradecer. Tendo migrado para sua terra, disse que estava ali graças ao trabalho feito pela prefeitura da época.

Esse trabalho iniciado pelo Dr. Paschoal, que tem o Hospital São Marcos, tão bem presidido pelo Dr. Alcenor Almeida, como o carro-chefe, tem mudado a história de crianças carentes do Estado do Piauí. Hoje, Senador Mão Santa, já é o segundo no Brasil em número de operações, perdendo exatamente para o Centrinho de Bauru.

Ouço V. Exª, Senador Mão Santa.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Heráclito Fortes, queria ressaltar uma das suas virtudes que me empolga, a sua capacidade de relacionamento com gente boa e importante. Esse relacionamento favorece a melhoria do mundo. Na política - não vamos perder tempo -, poucos tiveram o privilégio de usufruir da amizade de Ulysses, de Tancredo, de Luis Eduardo, como V. Exª. E, no mundo, quem não se lembra a amizade do Comandante Rolim, que, aliás, era muito amigo meu - levei-o ao Delta, conseguimos a TAM para fazer os vôos. Agora, V.Exª lembra uma figura tão excepcional, o Dr. Ivo Pitanguy, A primeira vez que ele foi ao Piauí, fui um dos que o recepcionou. Eu era Deputado Estadual e médico. Agora ele vai na companhia de V. Exª. Ressalto esse fato com o meu testemunho. Fiz a minha pós-graduação no Rio de Janeiro, no Hospital dos Servidores do Estado. O meu professor, Mariano de Andrade, trabalhava no Hospital dos Servidores do Estado e na Santa Casa de Misericórdia. Então, eu também fazia andanças na Santa Casa de Misericórdia, onde o Pitanguy tem uma enfermaria. Lá, toda semana, toda sexta-feira, ele opera pacientes pobres gratuitamente. É extraordinário o bem que ele tem feito, sobretudo na formação de discípulos. No Piauí, há vários cirurgiões plásticos. A evolução da cirurgia plástica no Brasil se deve ao Dr. Ivo Pitanguy. Sem dúvida, foi mais uma grande iniciativa de V. Exª, como homem público, levar esse ícone do desenvolvimento da cirurgia plástica.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Agradeço a V. Exª, mas, na realidade, quem levou o Dr. Ivo Pitanguy ao Piauí foi não somente a obra, como também os ex-alunos que hoje exercem a atividade em meu Estado. O Dr. Ivo Pitanguy foi ao Piauí em companhia de uma cirurgiã plástica croata que hoje exerce sua profissão nas Ilhas Canárias, a Drª Draga Kusmanovic, juntamente com o Dr. José Horácio Aboudib, todos participantes de sua equipe. Mas o mais importante, Senador Pedro Simon, é que o hospital foi construído com recursos não-governamentais. Um padre alemão, João Holler, hoje morando em Teresina, sensibilizou-se com a situação e, por intermédio de entidades não-governamentais da Itália e da Alemanha, conseguiu os recursos necessários para a construção do hospital.

Dessa forma, pretendo fazer, com muita justiça, o registro do trabalho desse sacerdote, juntamente com a Drª Lúcia Reis e todos os que participam do projeto. Desejo me congratular com o Dr. Alcenor Barbosa de Almeida, Diretor do Hospital São Marcos, que acolheu o projeto na estrutura do hospital. O Senador Mão Santa conhece sua dimensão e os serviços que tem prestado ao Piauí.

Parabenizo o meu Estado, por ter sido o escolhido, com a ajuda de Deus, como diz o Senador Mão Santa constantemente, e pela sorte de ter um centro médico de referência reconhecido no Nordeste, o que possibilitou esta instalação.

Portanto, faço esse registro, agradecendo o aparte do Senador Mão Santa, médico que conhece bem a questão da saúde no Estado do Piauí.

Registro, ainda, para alegria do Senador Mão Santa, que, após as solenidades em Teresina, fiz questão de levar o Dr. Pitanguy para conhecer o Delta do Parnaíba. Todos sabem da vocação que ele tem de preservador da natureza. Após um dia percorrendo o Delta do Parnaíba e suas ilhas, ele saiu encantado com aquele tesouro ainda escondido que possui o Estado do Piauí. Agradeço a oportunidade de ter convivido durante esses dois dias com esse médico, que é para nós, brasileiros, um orgulho, pelo que tem feito mundo afora na defesa do nome do nosso País.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2003 - Página 39938