Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários à matéria "Pires considera lamentável contrato com a Gtech" e ao editorial do jornal O Estado de S.Paulo, publicados na edição de hoje.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários à matéria "Pires considera lamentável contrato com a Gtech" e ao editorial do jornal O Estado de S.Paulo, publicados na edição de hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 05/03/2004 - Página 5810
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRISE, PERDA, CONFIANÇA, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, ETICA, AGRAVAÇÃO, TENTATIVA, IMPEDIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, CORRUPÇÃO, EX SERVIDOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM - Sem apanhamento taquigráfico.) -

O GOVERNO PETISTA FOI ATINGIDO NO PONTO

MAIS SENSÍVEL: O COMPROMISSO COM A ÉTICA

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Governo petista do Presidente Lula foi atingido no aspecto de mais sensibilidade pública, que é o compromisso indeclinável com a ética Disso ninguém tem dúvida, a começar pelo próprio Palácio do Planalto, envolvido num violento furacão que varre o País com a eclosão do escândalo Waldomiro Diniz, o bicheiro que era assessor do Ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu.

No começo desta semana, fiz exatamente essa colocação no Plenário e, agora, o mesmo raciocínio é exposto em editorial de um dos mais respeitáveis jornais brasileiros, O Estado de S.Paulo.

Em suas considerações, o Estadão sustenta que “essa crise de credibilidade poderá assumir formas virulentas se não for debelada a tempo.” Acrescenta o jornal, como já frisei aqui, que não adianta para tanto bloquear CPIs. A esta altura, nem o afastamento do chefe da Casa Civil, nem o oposto, a sua blindagem, restabelecerá, por si sós, a confiança trincada.”

A grande verdade, que estarrece o País, é que o Governo, pelas suas lideranças, preocupa-se tão-somente em impedir que a CPI venha a se constituir no Senado Federal. Alegam os solertes governistas que há uma “indústria de denuncismo no País” e, com argumentos frágeis assim, age como avestruz.

O Presidente do PT, José Genoíno, deveria meditar sobre o que diz o Estadão: “Enquanto os defensores do Governo não tiverem nada mais convincente a oferecer do que argumentos trôpegos como a analogia do presidente do PT, José Genoíno.

Na conclusão do editorial de hoje, a advertência do jornal paulista: “Esse o nó que o Planalto não consegue afrouxar. O que tem conseguido com a sua retórica é apertá-lo ainda mais.”

Na seqüência da crônica diária que o PSDB vem registrado a propósito do escândalo descoberto na ante-sala do Presidente da República, peço que o editorial de hoje (04-03-04) de O Estado de S.Paulo, bem como a matéria publicada na mesma edição, sob o título “Pires em anexos, integre este pronunciamento. É mais uma contribuição para o historiador do amanhã.

Era o que tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/03/2004 - Página 5810