Questão de Ordem durante a 16ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicita à Mesa celeridade no encaminhamento de seu requerimento de informações à Casa Civil, acerca da existência de dossiê sobre o Ministério da Educação na gestão do ex-ministro e atual Senador Cristovam Buarque.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
CASA CIVIL, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Solicita à Mesa celeridade no encaminhamento de seu requerimento de informações à Casa Civil, acerca da existência de dossiê sobre o Ministério da Educação na gestão do ex-ministro e atual Senador Cristovam Buarque.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2004 - Página 7015
Assunto
Outros > CASA CIVIL, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INFORMAÇÃO, ANDAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, PEDIDO, ESCLARECIMENTOS, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EXISTENCIA, ACUSAÇÃO, IRREGULARIDADE, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), GESTÃO, CRISTOVAM BUARQUE, EX MINISTRO DE ESTADO.
  • JUSTIFICAÇÃO, NECESSIDADE, ESCLARECIMENTOS, REPUDIO, CHANTAGEM, MANDATO PARLAMENTAR, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de obter informações da Mesa a respeito da seguinte situação: no dia 05 de fevereiro de 2004, apresentei, neste plenário, um requerimento de informações ao Sr. Ministro-Chefe da Casa Civil acerca da existência de dossiê sobre o Ministério da Educação na gestão do ex-Ministro e atual Senador Cristovam Buarque.

Na oportunidade, apresentei como justificativa uma nota que havia sido publicada na coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, edição de 4 de fevereiro, que trazia a seguinte informação: “José Dirceu montou na Casa Civil um dossiê sobre o Ministério da Educação para responder a novos ataques do Senador Cristovam Buarque, que destila sua mágoa contra o ministro.”

Passadas vinte e quatro horas da informação publicada na coluna Painel, não houve desmentido. Hoje, já passou mais de um mês e não houve desmentido. É necessário que o Governo responda a essa indagação. Dizia, naquela oportunidade, que a continuidade do silêncio é chantagem contra o exercício do mandato do Senador Cristovam Buarque.

Sr. Presidente, recebi, hoje, uma documento datado de 03 de março, que passo a ler:

Aviso nº 160/MEC/GM/2004

Brasília - DF, 03 de março de 2004.

Ao Excelentíssimo Senhor

Francisco Waldir Pires de Souza

Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União

Setor de Autarquias Sul - Quadra 01, Bloco A - Edifício Darcy Ribeiro 70070 - 905 - Brasília - DF

Assunto: Exames em Processos e contratos de Prestação de Serviços.

Senhor Ministro,

Tendo em vista que esta Pasta encontra-se sob nova administração [o que para mim é uma novidade fantástica] e com o objetivo de certificar a regular execução dos processos e contratos de prestação de serviços terceirizados, solicito de V. Exª gestões no sentido de que essa Controladoria-Geral da União efetive auditoria específica nos processos e contratos já referidos, celebrados no âmbito deste Ministério.

Temos aqui, Sr. Presidente, uma afirmação publicada na Coluna Painel, da Folha de S.Paulo, do dia 4 de fevereiro, e um requerimento de informações, de minha autoria, do dia 5 de fevereiro. E esse requerimento de informações, pelo que sei, ainda não foi encaminhado ao Ministro-Chefe da Casa Civil. E, um mês depois, no dia 3 de março, o novo Ministro da Educação - eu pensava que a administração fosse do PT -, achando que agora faz parte de uma nova administração, pede auditoria nas contas do ex-ministro Cristovam Buarque.

Isso precisa ficar esclarecido. O Ministro José Dirceu tinha ou não o dossiê no dia 5 de março? O que a Coluna Painel publicou foi o vazamento de informações? Não quero cobrar de jornalistas, pois sou jornalista e, como tal, não revelo fontes, e sei é um direito constitucional da profissão. Mas a Casa Civil é obrigada a informar sobre a existência ou não desse dossiê. E pediria celeridade à Mesa, para que esse requerimento chegasse e obtivéssemos assim as informações.

Apresentarei um outro requerimento sobre quais providências já foram tomadas e no que diz respeito à solicitação de auditoria no Ministério da Educação na gestão do ex-Ministro Cristovam Buarque pedida pelo atual Ministro Tarso Genro.

Faço esse registro para solicitar providências à Mesa no sentido da celeridade quanto ao primeiro requerimento. Quanto a essa auditoria - é claro que está sendo solicitada depois do nosso requerimento -, também vamos buscar informações sobre ela.

Gostaria, inclusive, que o Senador Cristovam Buarque, pessoa que considero honrada e, na minha avaliação, ilustra o Parlamento brasileiro, pudesse se manifestar para também exigir explicações do Governo. Sr. Presidente, não podemos - a Mesa do Senado tem essa obrigação - permitir a continuidade da chantagem contra um mandato parlamentar.

Se existem fatos, que eles sejam revelados à Nação.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2004 - Página 7015