Discurso durante a 33ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Intenção do governo de não discutir a reforma política no Congresso Nacional, conforme matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, de 10 e 11 de março último, respectivamente.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Intenção do governo de não discutir a reforma política no Congresso Nacional, conforme matérias publicadas nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, de 10 e 11 de março último, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2004 - Página 9824
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CRITICA, CONDUTA, GOVERNO, INTERESSE, ADIAMENTO, DISCUSSÃO, REFORMA POLITICA.

O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) -

REFORMA POLÍTICA

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Correio Braziliense, do dia 10 de março, e a Folha de S.Paulo, do dia 11 de março de 2004, tratam da Reforma Política. O fato é que o governo não quer discutir a matéria.

Percebe-se que os aliados do PT na Câmara: PTB, PL e PP rejeitaram a intenção de levar a proposta ao plenário da Câmara dos Deputados ainda em 2004 e ameaçaram obstruir a análise de medidas provisórias, caso o projeto fosse levado à pauta.

A idéia era apressar a votação da Reforma Política como forma de sair do assunto Waldomiro Diniz. O preço, de se deixar para depois a Reforma, é a permanência do “problema da governabilidade”, ou seja, o partido vitorioso no Executivo, não elege uma maioria parlamentar, o que acarreta alianças artificiais. Outros problemas, estes causados pelo financiamento público de campanhas, segundo Marilena Chauí, são: a desinformação social sobre os gastos da campanha, o comprometimento secreto com interesses privados e a possibilidade de enriquecimento ilícito dos que se apropriam indevidamente dos fundos de campanha.

Dessa forma, solicito que as matérias em anexo, que referem-se às matérias publicadas pelo Correio Braziliense, do dia 10 de março, e a Folha de S.Paulo, do dia 11 de março de 2004, integrem este pronunciamento e, assim, passem a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO TENÓRIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- “Em prol da reforma política” (Marilena Chauí);

- “Reforma política fica para depois” (Correio Braziliense).


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2004 - Página 9824