Discurso durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

DESTACA O EMPENHO DO GOVERNO FEDERAL EM SOCORRER AS VITIMAS E RECUPERAR OS ESTRAGOS DEIXADOS PELO CICLONE NOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • DESTACA O EMPENHO DO GOVERNO FEDERAL EM SOCORRER AS VITIMAS E RECUPERAR OS ESTRAGOS DEIXADOS PELO CICLONE NOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2004 - Página 8674
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESPECIFICAÇÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, RECURSOS, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), PARCERIA, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, GOVERNADOR, DEFESA CIVIL.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero parabenizar o Senador Jorge Bornhausen por seu pronunciamento, em que traz a esta Casa a preocupação com o episódio ocorrido em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que nos tomou toda a preocupação e o tempo ao longo dos últimos dias. Quero dizer a S. Exª que inúmeras providências aqui explicitadas pelo Senador já estão em pleno andamento. As emendas da Bancada de Santa Catarina estarão sendo discutidas na quarta-feira, na reunião do fórum parlamentar, para que possamos, da mesma forma como foi feito com o Nordeste, liberar imediatamente, nos diversos Ministérios, verbas que já estão contemplando ações nos Municípios atingidos pelas enchentes.

Na questão do FGTS, temos uma medida provisória que está tramitando no Congresso Nacional e que será bastante simples. Já conversei com o Deputado Leodegar da Cunha Tiscoski, de Santa Catarina, para que possamos fazer a emenda no sentido de que o FGTS possa ter, na medida provisória, também a liberação para os casos de vendaval, granizo e estiagem, questões que afetaram o nosso Estado, no último período.

Por parte do Ministério da Integração Nacional, houve plantão e monitoramento, desde quarta-feira. Todo o episódio climático, que era surpreendente e novidade para nós, pois é raro ocorrer no País, foi monitorado. Havia uma pronta articulação, desde quinta-feira, entre o Ministério da Integração Nacional, o Governador do Rio Grande do Sul e o de Santa Catarina, para que se realizasse a evacuação da população atingida se realmente ficasse confirmada a violência de algo que poderia ter sido um furacão e que está sendo caracterizado como ciclone.

O Ministério ainda aborda, de forma muita clara, a necessidade de o exemplo de organização das defesas civis municipais de Santa Catarina ser cada vez mais ampliado, porque a assistência e o socorro imediato fazem a diferença no atendimento de tragédias como essa.

Cumprimento o Senador Jorge Bornhausen por trazer esse tema e registro que, ao longo desses últimos dias, tivemos a oportunidade de conversar, diversas vezes, com o Ministro Ciro Gomes, com o Governador, com a Defesa Civil do nosso Estado, com o Coronel Jorge da Defesa Civil Nacional, para se fazer o atendimento da população atingida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2004 - Página 8674