Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do desportista piauiense Pedro Alelaf.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do desportista piauiense Pedro Alelaf.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2004 - Página 10309
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ATLETA PROFISSIONAL, FUNDADOR, CLUBE, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros que estão presentes e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, ao contrário do que eu disse desta tribuna no passado, Senador Arthur Virgílio, fui atendido no último pleito ao Presidente Lula. Consegui que Sua Excelência acabasse com os treinos dos peladeiros aos sábados.

Realmente foi uma vitória, diminuíram os atendimentos nos hospitais de traumatologia, mas quero confessar o meu respeito ao esporte, rendendo, em nome de todos os Senadores do Piauí, Heráclito Fortes e Alberto Silva, uma homenagem ao maior desportista da história do Piauí, Sr. Pedro Alelaf, falecido recentemente, para quem, nesta Casa, os Senadores do Piauí assinaram um requerimento de voto de pesar, e que foi lembrado por Heráclito Fortes e Alberto Silva, seu contemporâneo e conterrâneo.

Quero manifestar o que sente o Piauí. Senador Heráclito Fortes, V. Exª conheceu o extinto, a sua família e o seu trabalho. O Parnaíba Esporte Clube simboliza a vida de Pedro Alelaf. Ele foi seu fundador, seu atleta e seu dirigente por muitos e muitos anos. Ele simboliza, no Piauí, o apreço que toda a humanidade tem aos esportes.

Num plenário deste, Senador Efraim Morais, Cícero dizia: Mens sana in corpore sano. Isso traduz a vida de Pedro Alelaf, parnaibano que se dedicou aos esportes e que via no esporte uma escola muito mais forte que a formal, porque no esporte cultivamos aquilo que, sem dúvida alguma, Senador Garibaldi, foi o maior presente de Deus: o nosso corpo. Aprimoramos e fortalecemos o nosso corpo e, sobretudo, aprendemos aquilo que Aristóteles disse “o homem é um animal sociável”. No esporte, aprende-se a conviver, porque ninguém joga sozinho, precisamos de uma equipe; aprendemos a obedecer regras e leis, Tião Viana, e, sobretudo, quando derrotados como na vida, diante de reveses, aprendemos que precisamos mais nos esforçarmos, mais lutarmos para conquistar a vitória.

Apresento a gratidão de todos os piauienses ao exemplo de vida e de amor que foi Pedro Alelaf - recentemente, faleceu sua esposa -, que constituiu uma família em que vários esportistas frutificaram. Um deles é alto funcionário do Senado.

Peço aos nossos pares que aprovem esse requerimento de pesar à família de Pedro Alelaf, numa homenagem de reconhecimento e de gratidão do Senado, da nossa cidade de Parnaíba e do Piauí.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador Mão Santa, encaminhe à Mesa, que daremos procedimento imediato, atendendo sua solicitação.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Com os nossos agradecimentos.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Agradecemos ao Senador Mão Santa pela rigidez do horário, porque utilizou exatamente cinco minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2004 - Página 10309