Discurso durante a 38ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do falecimento ocorrido ontem, em Roma, do Embaixador João Augusto Médicis, que exercia o cargo de Secretário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como representante do Brasil.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento ocorrido ontem, em Roma, do Embaixador João Augusto Médicis, que exercia o cargo de Secretário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como representante do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2004 - Página 10436
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO AUGUSTO MEDICIS, EMBAIXADOR, SECRETARIO, REPRESENTANTE, BRASIL, COMUNIDADE, PAIS, LINGUA PORTUGUESA, ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a V. Exª e ao nobre Senador Efraim Morais.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço hoje desta tribuna um triste registro. Morreu ontem, em Roma, depois de sofrer um acidente, o Embaixador João Augusto Médicis, mais conhecido como Zoza, que exercia o cargo de Secretário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como representante do Brasil.

Nascido em Recife, Zoza ainda não tinha completado 68 anos de idade. Entrou para o Itamaraty em 1959 e lá construiu sólida carreira, tendo sido promovido sempre por merecimento. Era Ministro de primeira classe desde 1981. Ocupou importantes cargos, seja no Brasil, seja no exterior. Muitos de nós tivemos o prazer de sua convivência, pois chefiou por longo tempo a Assessoria Parlamentar do Ministério das Relações Exteriores no Congresso Nacional.

O Embaixador Zoza de Médicis chefiou recentemente postos importantes para o Brasil no exterior, como a representação na FAO, em Roma, na Embaixada em Pequim e, de 1999 a 2002, na Embaixada brasileira em Santiago do Chile.

Como representante brasileiro na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, atuou para consolidar institucional e politicamente a comunidade. Sua atuação foi reconhecida por todos os países membros, inclusive agora, diante de sua morte. A previsão era a de que ocupasse esse posto apenas até junho próximo.

O Embaixador Zoza estava em Roma apenas para passar o fim de semana com amigos brasileiros. Segundo noticiou o Jornal do Brasil, um acidente de carro foi a causa da sua morte. Outra versão é a de que teria sido um acidente cardiovascular, um derrame cerebral. De qualquer maneira, fica aqui esse registro.

É, portanto, com tristeza que fazemos este registro, pedindo à família do Embaixador e ao Itamaraty, que ele serviu com tanto empenho, que aceitem a expressão dos nossos sentimentos.

Peço à Casa que faça este registro de pesar em meu nome e, tenho certeza, em nome de todos os companheiros desta Casa, dada a importância desse diplomata, que prestou serviços em solo brasileiro e em representações pelo mundo afora.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2004 - Página 10436