Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

VOTO DE APLAUSO AO JURISTA MAURICIO CORREA, NO MOMENTO EM QUE, COMPULSORIAMENTE DEIXA O CARGO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE APLAUSO AO JURISTA MAURICIO CORREA, NO MOMENTO EM QUE, COMPULSORIAMENTE DEIXA O CARGO DE MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2004 - Página 12052
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MAURICIO CORREA, MINISTRO, APOSENTADORIA COMPULSORIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ELOGIO, VIDA PUBLICA, EX SENADOR, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), EX PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB).

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, procurarei ser o mais rápido possível, até para colaborar com V. Exª e com a Mesa. Todavia, eu não poderia deixar de dar aqui uma palavra de solidariedade ao Ministro Maurício Corrêa, no momento em que S. Exª deixa a Presidência do Supremo Tribunal Federal.

            Tive oportunidade de conviver com o Ministro Maurício Corrêa aqui no Congresso Nacional. Na época, S. Exª era Senador e eu, Deputado. Pude constatar sua competência, seu espírito público e seu trabalho como congressista. Posteriormente, S. Exª foi nomeado para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal. À época, houve algumas críticas da mídia porque um político - apesar de ser ex-Presidente da OAB e um advogado importante - estava indo para o Supremo Tribunal Federal.

Verificamos, durante todo esse período, que o Ministro Maurício Corrêa foi não só um excelente Ministro, mas também um excelente Presidente do Supremo Tribunal Federal. Tive a oportunidade de, como Relator da reforma do Judiciário, conversar por diversas vezes com o Ministro Maurício Corrêa, quando pude, mais uma vez, comprovar seu espírito público, sua competência no trato das questões do Judiciário. Hoje, a reforma do Judiciário está aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, pronta para entrar em pauta e ser votada. Certamente, o Ministro Maurício Corrêa muito colaborou para a questão. S. Exª esteve em nossa Comissão, falou abertamente, discutiu. Nem todas as suas idéias foram aprovadas pela Comissão e por mim como Relator, mas S. Exª representou os juízes, a Magistratura, de forma digna, de cabeça erguida. S. Exª soube enfrentar o Poder Executivo na hora em que precisou, e soube dialogar. Sai do Supremo Tribunal Federal de cabeça erguida, como um grande Ministro, como um grande Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2004 - Página 12052