Discurso durante a 57ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Expectativas com os desdobramentos, para o Estado do Pará, da viagem do Presidente Lula a China. (como Líder)

Autor
Luiz Otavio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Expectativas com os desdobramentos, para o Estado do Pará, da viagem do Presidente Lula a China. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2004 - Página 14734
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PARA (PA), VIAGEM, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, REPRESENTAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, BUSCA, CONTINUAÇÃO, PARCERIA, PROJETO, INDUSTRIALIZAÇÃO, RECURSOS MINERAIS, COBRE, FERRO, EXPECTATIVA, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo comunicar a esta Casa e a todo o Brasil que o meu Estado, o Pará, por intermédio do Deputado Estadual Martinho Carmona, acompanhará de perto a viagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. S. Exª, quando Presidente da Assembléia Legislativa do Pará, no governo do Dr. Almir Gabriel, esteve pessoalmente na China, onde participou de uma grande delegação de intercâmbio comercial entre o nosso Estado e o Governo chinês e suas províncias.

No desdobramento dessa viagem, uma delegação de chineses - empresários e parlamentares, inclusive governadores de províncias - visitou o Estado do Pará. Esteve em Barcarena, onde há o projeto da Companhia Vale do Rio Doce, da Albrás e da Alunorte, que produz e industrializa o alumínio no Pará - totalmente exportado para os países americanos e asiáticos.

Essa delegação estabeleceu o início de uma parceria com o Governo do Pará e com representantes da classe empresarial do meu Estado.

Nessa viagem que o Presidente Lula fará na próxima semana à China, o mesmo Deputado Martinho Carmona chefiará a delegação do Pará e representará também o Parlamento amazônico. Com certeza, o Pará é hoje a maior província mineral do planeta e detém os maiores investimentos da Vale do Rio Doce na Região Amazônica e, com certeza, no Brasil.

Agora, está sendo iniciado o Projeto Sossego, em Canaã dos Carajás, no sul do Pará, em que será industrializado o cobre para exportação para os países europeus e americanos. Serão incluídos também os países do Oriente e os países asiáticos. Com certeza, a Vale do Rio Doce inicia, por intermédio do seu Presidente, Roger Agnelli, uma grande parceria com o Governo chinês na condição de exportar muito mais minério de ferro. Isso vai fazer com que aumentemos a nossa capacidade de geração de emprego e de renda.

Recentemente, houve um acordo festejado pelo Pará inteiro entre o Governo do Pará, por meio do Governador Simão Jatene, e o Presidente da Vale, Roger Agnelli, que viabilizará não só as questões fiscais e tributárias do Estado, mas também as ambientais; também foi restabelecido um relacionamento altivo, cortês, mas visando também a área econômica e financeira do Estado.

Com certeza, o Presidente da Vale também estará na comitiva do Presidente Lula que irá à China. E o Deputado Martinho Carmona há pouco me comunicou da possibilidade de visitar a Província de Nanum, cujo prefeito lhe fez um convite especial, porque têm interesse não só em minerais, mas em gás e produtos como bicicletas, tênis e aparelhos de ar condicionado. S. Exª visitará a maior fábrica do mundo de aparelhos de ar condicionado, tendo em vista a demanda de nossa população por esse tipo de eletrodoméstico. Assim, entre as várias atividades econômicas da nossa Região, como a produção de soja -- somos um dos grandes produtores do País --, poderemos ter também esse tipo de indústria, que vai gerar empregos e renda.

Desse modo, nós, da Bancada federal do Pará, como todo o povo paraense, estamos otimistas com a viagem do Presidente Lula à China e teremos lá, compondo a delegação, uma representação do Pará e de sua Assembléia Legislativa.

Este Senado Federal, com certeza, também felicita o Estado do Pará e seus dirigentes pela oportunidade que dá ao povo de participar dessa viagem, que trará bons resultados para todos nós, brasileiros, e principalmente para o meu Estado, a maior província mineral do mundo. Estamos esperançosos de que, em decorrência desse evento, surgirá essa capacidade de gerar emprego e renda.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2004 - Página 14734