Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votação do projeto que trata da preservação da Mata Atlântica.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Votação do projeto que trata da preservação da Mata Atlântica.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2004 - Página 16389
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • DEFESA, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, RELATOR, CESAR BORGES, SENADOR, REGULAMENTAÇÃO, PRESERVAÇÃO, MATA ATLANTICA.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, hoje é Dia da Mata Atlântica, e aqui temos duas mudas de Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do nosso País, que eu trouxe a esta tribuna, a pedido da Senadora e Ministra do Meio Ambiente, para entregar a duas pessoas: a quem estivesse presidindo a Mesa - por isso, Senador Paulo Paim, V. Exª tem a honra de receber uma muda de Pau-Brasil no Dia da Mata Atlântica...

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Com enorme satisfação.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - E a outra pessoa a quem a Ministra Marina Silva pediu que eu também fizesse gentilmente a entrega é o Senador César Borges, que não está aqui, mas espero encontrá-lo. S. Exª é o Relator do projeto que regulamenta a preservação da Mata Atlântica, que ficou quase 12 anos tramitando na Câmara dos Deputados e depois de um profundo debate, uma profunda negociação, foi finalmente votado na Câmara e, desde o final do ano passado, está aqui no Senado. Nós precisamos aprovar esse projeto. Há inclusive requerimento de urgência para tão logo tenhamos a pauta destrancada.

Hoje, no gabinete do Senador Mercadante, conversamos com o Senador Agripino, com o Senador Arthur Virgílio, com o Senador Renan Calheiros, no sentido de termos uma articulação para a votação de projetos fundamentais para o nosso País, inclusive o projeto de preservação da Mata Atlântica. Eu não poderia deixar de atender esse pedido da Senadora e Ministra Marina Silva não só pela gentileza que nós todos temos para com essa figura tão importante na defesa do meio ambiente em nosso País, essa militante, batalhadora de primeira hora, mas também pela importância da questão. Eu me coloco numa posição, eu diria, privilegiada, porque no Atlas da Mata Atlântica, apresentado e entregue ontem inclusive ao Senador Paulo Paim, Santa Catarina é o Estado que tem a maior área de Mata Atlântica a ser preservada. Florianópolis é a capital da Mata Atlântica, é a capital brasileira que tem a maior área de Mata Atlântica a ser preservada.

Na condição de representante de Santa Catarina, o Estado que ainda tem a maior parcela de Mata Atlântica proporcionalmente a outros Estados, eu não poderia deixar de registrar hoje, no Dia da Mata Atlântica, que numa solenidade realizada pela manhã foi empossado o Grupo de Trabalho da Mata Atlântica, do Ministério do Meio Ambiente, e foi entregue o Prêmio Muriqui a uma instituição do Espírito Santo que faz a preservação da Mata Atlântica e a um pesquisador. Há uma grande expectativa e é por isso que, de forma singela, queremos fazer a entrega da muda de Pau-Brasil ao Senador César Borges, especialmente porque S. Exª é da Bahia, terra da chegada dos primeiros portugueses ao Brasil. Tenho certeza de que, com esse apelo, com esse gesto bonito, simbólico, vamos sensibilizar o Senador César Borges e fazer a votação desse importante projeto.

Era o que gostaria de deixar registrado, reforçando que temos a obrigação de fazer essa votação rapidamente, Senador Paulo Paim, porque o Brasil, quando foi “descoberto” pelos portugueses, tinha 15% do seu território coberto por esse bioma, pela Mata Atlântica. Hoje, infelizmente, resta apenas 7% da Mata Atlântica no nosso País.

Se o projeto de preservação da Mata Atlântica não tivesse tramitado por doze anos, talvez tivéssemos impedido a sua destruição.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Foi isso que aconteceu nesses doze anos que o projeto está delongando para ser aprovado: um milhão de hectares foram desmatados.

Quero, já em seguida, fazer a entrega da muda do pau-brasil ao Senador Paulo Paim, que preside esta sessão, e que ontem recebeu o Atlas da Mata Atlântica. Deixarei com a Bancada baiana a muda do Senador César Borges, para sensibilizá-lo para a aprovação.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2004 - Página 16389