Discurso durante a 67ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Associando-se à manifestação de solidariedade ao Senador Aloizio Mercadante. Aplausos aos administradores e cidadãos do município de Tuverlândia/GO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Associando-se à manifestação de solidariedade ao Senador Aloizio Mercadante. Aplausos aos administradores e cidadãos do município de Tuverlândia/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2004 - Página 16795
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, RESTABELECIMENTO, SAUDE, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, TURVELANDIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, MODELO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, URBANIZAÇÃO, IMPORTANCIA, TRABALHO, ATIVIDADE SOCIAL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero também me associar aos Senadores Tião Viana, João Capiberibe e Heráclito Fortes, e desejar uma pronta recuperação ao Senador Líder do Governo nesta Casa, Aloizio Mercadante, um grande amigo, um dos políticos mais futurosos deste País e que, sem sobra de dúvida, faz muita falta a esta Casa. Desejo, também, ao Presidente José Sarney um pronto restabelecimento. S. Exª, recentemente, tirou um cateter e está em recuperação. Trata-se de um homem extraordinário, brilhante, uma figura exponencial em nosso País.

Quero dizer ao nosso Líder, Aloizio Mercadante, que, afastando pedra por pedra, haveremos de construir um novo caminho para este País. Falo de um caminho que levará o Brasil a ser um dos melhores países do mundo, um País cada vez mais justo, mais humano, mais democrático.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer um pronunciamento a respeito de uma cidade que visitei anteontem: Turvelândia, que completou quinze anos de existência. Trata-se de uma cidade modelo, de uma cidade exemplo, com um povo extraordinariamente progressista. Turvelândia é uma cidade que tem todas as obras de infra-estrutura com apenas quinze anos de idade. Existem obras na área de educação, de saúde etc. Praticamente toda a cidade está asfaltada, com meios-fios, praças de esporte.

Um trabalho social estupendo vem sendo feito pela ex-primeira-dama e atual dirigente da área social da cidade, Drª Simone, que se vai formar neste ano. Com seu ex-esposo, Dr. Rui, faz um trabalho maravilhoso, digno realmente dos maiores elogios. A Drª Simone leva mulheres cortadoras da cana para aprender costura e bordado, trabalha com lavoura comunitária e distribui os produtos arrecadados nessas lavouras com os pobres de Turvelândia.

No interior do Brasil, temos exemplos extraordinários de prefeitos, de primeiras-damas, de ex-primeiras-damas, de funcionários públicos, de secretários municipais que trabalham com afinco, como é o caso de Turvelândia, um exemplo para todo o Brasil.

Naquela cidade, não se ouve falar em corrupção ou desmandos. Ouve-se falar apenas em progresso. Não existe violência nem desemprego. Aliás, foram inauguradas ontem também na cidade as novas dependências da cadeia púbica, mas não há um preso sequer na cidade de Turvelândia.

Congratulo-me com todo povo de Turvelândia pelos quinze anos de existência, com muitas lutas, com muitas vitórias e glórias, com muito progresso. É realmente uma cidade exemplar. Congratulo-me com o Prefeito, Dr. Rui Mendonça, com a ex-primeira-dama, Drª Simone, com todos os vereadores, com o Presidente da Câmara e com o povo de Turvelândia pela magnífica e extraordinária administração que fazem na cidade, talvez uma das administrações mais perfeitas de que se tem notícia no País, sem favor algum. Não faço essa referência por se tratar de uma cidade do meu Estado, da minha região, mas de uma das administrações que causam inveja a qualquer brasileiro.

Por isso, meus cumprimentos a Turvelândia, a todo o seu povo, às autoridades que comandam o Município e meus desejos de que Turvelândia continue desenvolvendo-se num clima de muita paz. É uma cidade onde não há desemprego, miséria, fome, déficit habitacional e - repito - nem um preso sequer. É uma cidade que merece nossos aplausos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2004 - Página 16795