Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação, ontem, na cidade de Jataí - GO, da inauguração da TV Rio Claro, ocasião em que foi homenageada a referida cidade pelo transcurso dos 109 anos de sua emancipação política.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Participação, ontem, na cidade de Jataí - GO, da inauguração da TV Rio Claro, ocasião em que foi homenageada a referida cidade pelo transcurso dos 109 anos de sua emancipação política.
Aparteantes
Juvêncio da Fonseca.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2004 - Página 17062
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), EMISSORA, TELEVISÃO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, COMEMORAÇÃO, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, AGROPECUARIA, SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, PREFEITO, CONSTRUÇÃO, ESCOLA PUBLICA, ZONA RURAL, HABITAÇÃO POPULAR, LAGO, PRAÇA, HOSPITAL, ESGOTO, PAVIMENTAÇÃO, VIA PUBLICA, INCENTIVO, TURISMO, FONTE TERMAL, INAUGURAÇÃO, MEMORIAL, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço ao Senador Ramez Tebet as palavras carinhosas. O Senador é quase um goiano, um irmão mato-grossense, que tem honrado e dignificado muito a sua querida Três Lagoas, Campo Grande e todo o Estado do Mato Grosso.

Sr. Presidente, ontem participei de um evento extremamente importante na minha cidade de Jataí, localizada no sudoeste de Goiás, a inauguração da TV Rio Claro, a oitava emissora da Organização Jaime Câmara, afiliada da Rede Globo de Televisão.

A inauguração coincidiu com o aniversário da cidade. Jataí completou ontem 109 anos de emancipação política e, com a TV Rio Claro, passa a contar com um importantíssimo veículo de comunicação que ajudará a integrar a região do extremo sudoeste goiano, uma das regiões mais ricas e que mais cresce em todo o Brasil.

A cidade parou para comemorar seu aniversário. Houve desfiles alegóricos, o povo se deslocou da zona rural para as ruas da cidade, as autoridades compareceram à praça principal para comemorar os 109 anos de muitas lutas, muitas glórias, muitas vitórias da cidade que, hoje, individualmente, é a maior produtora de soja do Brasil, uma das maiores produtoras de milho, uma das grandes produtoras de carne e de leite, um Município que tem colaborado muito com Goiás, com o Brasil e com o mundo.

O presidente da Organização, jornalista Jaime Câmara Júnior, compareceu pessoalmente à inauguração da emissora, reforçando o compromisso da TV Rio Claro com a integração e o desenvolvimento da região. Como ele mesmo definiu, a TV Rio Claro nasce com o compromisso de promover um jornalismo voltado para os interesses do Estado e do Brasil.

A TV Rio Claro é a única emissora de televisão totalmente digitalizada do Centro-Oeste brasileiro. Sua equipe será formada por 21 profissionais e sua programação chegará a 10 Municípios, alcançando um público telespectador superior a 200 mil pessoas.

Foi um dia memorável e histórico para Jataí. Além da esperada inauguração da TV Rio Claro, várias obras e benefícios foram entregues à população pelo eficiente e dinâmico Prefeito Humberto Machado.

Prefeito pela segunda vez em Jataí, jovem engenheiro e um dos políticos mais futurosos de Goiás e por que não dizer do Brasil, Humberto Machado construiu em Jataí as melhores escolas rurais de que se tem notícia neste País. Construiu lagos, praças, hospitais com UTI, um centro médico capaz de fazer inveja a qualquer capital. Pavimentou, praticamente, todas as ruas que não tinham pavimentação asfáltica, fez redes de esgoto sanitário, construiu casas para os pobres. Fez praticamente todas as obras de que Jataí precisava e de que o povo reclamava. Deu início a um grande pólo turístico com águas termais a uma temperatura de 40 graus, num clube que recebe visitantes de todo o Brasil. O Prefeito Humberto Machado é um jovem talentoso, criativo, inteligente e competente. Não tenho um pingo de receio de afirmar da tribuna desta Casa que é um dos melhores Prefeitos que este País conhece. Além disso, em Jataí, há muitos anos, não se ouve falar em desmandos, em corrupção e em malversação de dinheiro público; não há aquela violência descomunal e os altos índices de desemprego comuns nas grandes cidades.

Aproveito esta oportunidade para reiterar a minha admiração e os meus cumprimentos ao Prefeito, que está entre os mais bem avaliados do Brasil. Humberto Machado caminha para o fim do seu segundo mandato, deixando uma marca de realizações poucas vezes vista em Jataí, ao lado do seu Vice, Fernando Peres, dos Vereadores, dos Secretários Municipais, dos funcionários públicos, e naturalmente com o apoio de toda a população jataiense.

Durante todo o dia de ontem, diversas autoridades passaram pela cidade para prestigiar a importante data: o Ministro Eunício Oliveira, o Governador Marconi Perillo, o Vice-Governador Alcides Rodrigues, que também é da região, o ex-Senador Íris Rezende, o Deputado Federal Leandro Vilela, o Deputado Estadual Romilton Moraes e todo o corpo de diretores da Organização Jaime Câmara.

Sr. Presidente, abro um parêntese para dizer que o Ministro Eunício Oliveira tem sido, sem dúvida nenhuma, uma das mais gratas revelações da política brasileira. É um Ministro atuante, que despacha, que trabalha diuturnamente, que responde aos pleitos, que marca audiência, que atende a todos, que tem realmente honrado e dignificado o nosso Partido, o PMDB. Mais uma vez agradeço ao Ministro Eunício, que tem sido uma revelação extremamente positiva para o nosso País e um dos mais competentes Ministros desta República.

Para mim, pessoalmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem foi um dia especialmente importante e comovente. Jataí não é apenas a minha cidade natal, mas é o berço da minha criação, a terra que meus saudosos pais escolheram para viver e fincar raízes. Foi lá que dei os meus primeiros passos como homem e como político ao me eleger vereador em 1976. E é Jataí a cidade que escolhi, depois de adulto, como local de minha residência.

Passados tantos anos, a minha alegria é sempre a mesma a cada vez que retorno àquela cidade. Um dia como a última segunda-feira, em que vi a cidade receber novos e importantes benefícios, é extremamente gratificante para mim e para todos os jataienses.

Com 109 anos, o Município de Jataí, localizado em uma das mais ricas regiões do Centro-Oeste brasileiro, ostenta índices elevados de crescimento e vai-se tornando um dos Municípios catalisadores de novos investimentos no Estado de Goiás, especialmente no campo da agroindústria.

Jataí também se tornou um forte pólo de ensino superior, que atrai todos os anos milhares de jovens do País inteiro, com sua Universidade Federal, que oferece cursos de Economia, Veterinária, com suas faculdades estaduais, como o Cesut. Possui uma infra-estrutura excelente e, mais recentemente, tem avançado no turismo, especialmente após a descoberta e o início da exploração para o lazer de poços de águas termais que chegam a 40º.

Jataí parece mesmo ser uma cidade predestinada. Protagonista de importantes passagens na história recente do Brasil, a mais significativa delas ligada ao ex-Presidente e maior estadista do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Foi em Jataí que JK iniciou sua campanha vitoriosa à Presidência da República e onde assumiu oficialmente o compromisso de mudar a capital brasileira para o Planalto Central, após a famosa pergunta feita pelo Toniquinho, que, coincidentemente, é meu cunhado. Compromisso que cumpriu e que mudaria a face econômica de todo o Centro-Oeste brasileiro.

Aliás, há poucas semanas, pudemos inaugurar em Jataí um belo memorial a JK, também construído pelo Prefeito Humberto Machado, em uma solenidade que recebeu importantes autoridades brasileiras, inclusive os três Senadores do Distrito Federal - Valmir Amaral, Eurípedes Camargo, suplente do Senador Cristovam Buarque, e Paulo Octávio e esposa, Anna Christina Kubitschek.

Por ocasião dessa data tão importante para a minha cidade e para toda a região sudoeste de Goiás, agradeço e cumprimento a Organização Jaime Câmara pela inauguração da TV Rio Claro, uma das mais modernas do País.

Agradeço, mais uma vez, ao dinâmico e eficiente Ministro Eunício Oliveira, pela sua presença e pelo apoio fundamental que tem dado a todos os pleitos do nosso Estado. Cumprimento ainda o Prefeito Humberto Machado, o Vice Fernando Peres, os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, Vereadores e todas as autoridades de Jataí.

E, principalmente, deixo registrados nos Anais do Senado Federal os meus cumprimentos efusivos a todo o povo jataiense, que, com sua bravura, sua capacidade de trabalho e inteligência, tem ajudado a fazer de Jataí uma cidade que é orgulho de todo o Brasil.

Em um momento de interrogações econômicas nacionais, Jataí destaca-se pela prosperidade e pelo desenvolvimento que alcança na produção de soja, milho, arroz, carne, leite. Está entre os Municípios que mais produzem no Brasil e seu altíssimo índice de produtividade é igualado ao dos países desenvolvidos.

Por fim, registro a minha certeza de que Jataí continuará crescendo em ritmo acelerado, contribuindo decisivamente para o progresso do Brasil.

Antes de conceder o aparte ao ilustre Senador Juvêncio da Fonseca, cito um fato curioso constatado ontem na minha cidade, quando da inauguração da TV Rio Claro. As quatro primeiras pessoas que deram entrevista ao vivo à nova emissora têm cem anos ou mais: a Professora Neguita, o Sr. Paulo Ferreira e o Sr. Sebastião Leandro, que têm cem anos de idade, e o Sr. Martins dos Santos, que tem 115 anos. Esse é um fato altamente significativo verificado no aniversário da minha querida cidade.

Concedo um aparte ao ilustre Senador Juvêncio da Fonseca.

O Sr. Juvêncio da Fonseca (PDT - MS) - Senador Maguito Vilela, quando V. Exª citou Jataí, essa excelente cidade de Goiás, me trouxe à lembrança algo que para mim e minha família é muito caro. Foram os mineiros que chegaram até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e fundaram a cidade, em busca dos campos de vacaria para a criação de gado. E, antes de chegarem lá, de carro de boi, saindo de Monte Alegre, fizeram uma parada para a plantação de roça para, depois, prosseguir viagem, justamente em Jataí. Em Jataí nasceu a minha avó, que chegou a Campo Grande ainda nos braços da mãe dela, minha bisavó. Portanto, Jataí me é muito cara. A minha família gosta demais do sabor da guariroba, e a guariroba de Goiás é muito apreciada. Em Jataí - e eu já a visitei - há uma área de guariroba que adentra a cidade. Portanto, parabéns pelo pronunciamento de V. Exª. Obrigado por me trazer essa lembrança, que é cara a minha família e a mim. Parabéns a Jataí e a Goiás por esse progresso espetacular.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito a V. Exª e incorporo as suas palavras ao meu pronunciamento. Fico muito honrado com o seu aparte e muito envaidecido de saber que V. Exª também tem raízes na minha cidade, através da sua queridíssima e saudosa avó.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2004 - Página 17062