Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao desempenho do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) na promoção do Brasil no exterior.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Elogio ao desempenho do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) na promoção do Brasil no exterior.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2004 - Página 18781
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • AVALIAÇÃO, CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, EXCEÇÃO, RESULTADO, INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO (EMBRATUR), PROMOÇÃO, BRASIL, MERCADO EXTERNO, REGISTRO, DADOS, AUMENTO, ENTRADA, TURISTA, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, CRESCIMENTO, DESEMBARQUE, LINHA AEREA INTERNACIONAL, PREVISÃO, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, TURISMO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB).
  • SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DO TURISMO (EMBRATUR), INCENTIVO, TURISMO, MELHORIA, ESTATISTICA, SETOR.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, VITIMA, DESASTRE, CLIMA, RECUPERAÇÃO, OBJETIVO, TURISMO, ESPECIFICAÇÃO, LITORAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores: o primeiro ano de Governo Lula em nosso País acabou trazendo um resultado econômico bem abaixo das expectativas nacionais. No lugar do propalado “Espetáculo do Crescimento”, o PT acabou programando a exibição do filme “Querida, encolhi o PIB”, uma comédia de erros de final tragicômico.

Entretanto, um importante setor da nossa economia conseguiu fugir do fraco desempenho do ano passado. E, com a mesma firmeza com que tenho apresentado críticas nesta tribuna, trago hoje o merecido elogio ao desempenho do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na promoção do Brasil no exterior.

O turismo é muito importante para minha querida Santa Catarina, de maneira que anunciar os bons números do setor é uma maneira de homenagear todos aqueles catarinenses que trabalham com seriedade nesse ramo de negócio.

Segundo os dados divulgados pelo Presidente daquela entidade, o Sr. Eduardo Sanovicz, conseguimos aumentar em 8,12% a entrada de estrangeiros em nosso País, em relação ao ano de 2002, resultando num incremento da geração de receitas da ordem de 8,52% no setor.

O mesmo crescimento foi verificado no desembarque em vôos internacionais regulares, que chegou a 16,10%, e não regulares, conhecidos como charters, que atingiu a espantosa marca de 69,41% de aumento ao longo do ano.

A meta anunciada pela Embratur é bastante ambiciosa: dobrar a quantidade de turistas internacionais que visitam nosso País até o ano de 2007, permitindo que o setor ultrapasse os atuais 3,1% de participação no nosso Produto Interno Bruto, que representam um movimento de 37 bilhões de reais ao ano.

O turismo é um grande gerador de empregos e oportunidades de negócio, e a Embratur tem procurado incentivar onze produtos de excelente aceitação no mercado: turismo de incentivo, aventura, negócios e eventos, ecoturismo, sol e mar, resorts, festas, pesca esportiva, mergulho, golfe, e cidades patrimônio.

É importante ressaltarmos, ainda, que a Embratur tem buscado a construção de dados estatísticos mais confiáveis no setor, instrumento gerencial indispensável tanto para os Governos Federal, Estaduais e Municipais como para o setor privado.

A chave do sucesso está exatamente no crescimento da profissionalização do setor de turismo, que alcança desde os trabalhadores responsáveis por tarefas mais simples, como camareiras, copeiros, até o pessoal de gestão, marketing e planejamento. E esse esforço e seriedade estão dando frutos cada vez mais viçosos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, concluo este pronunciamento saudando a Embratur, na pessoa do Presidente Eduardo Sanovicz, e desejando que o bom resultado do turismo sirva de exemplo para que os outros setores da nossa economia encontrem seu caminho de retomada do crescimento.

Não posso esquecer-me, entretanto, de alertar as autoridades do Governo Federal, mais uma vez, para que acelerem as providências de socorro aos atingidos pelos desastres climáticos dos últimos meses. Vários estabelecimentos comerciais da região litorânea estão necessitando de reparos que restaurem sua condição de funcionamento, e o efeito danoso sobre o turismo em meu Estado é certo.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2004 - Página 18781