Discurso durante a 85ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários ao artigo "Será que agora vai mesmo? Como?", de autoria do jornalista Marco Antonio Rocha, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 31 de maio último.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Comentários ao artigo "Será que agora vai mesmo? Como?", de autoria do jornalista Marco Antonio Rocha, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 31 de maio último.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2004 - Página 18870
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, AUMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), EFEITO, COMERCIO EXTERIOR, MANUTENÇÃO, INFERIORIDADE, PODER AQUISITIVO, POPULAÇÃO, AUSENCIA, CRESCIMENTO, MERCADO INTERNO.

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna nesse momento para comentar o artigo intitulado “Será que agora vai mesmo? Como?”, de autoria do jornalista Marco Antônio Rocha, publicado no jornal “O Estado de S. Paulo” de 31 de maio do corrente.

            O artigo, que solicito seja dado como lido e considerado como parte integrante deste pronunciamento, mostra que o otimismo do governo com relação ao crescimento da economia tem que ser reservado, já que esse crescimento se deve, fundamentalmente, ao aumento da demanda externa.

Nas palavras do autor, enquanto o consumo e o investimento puxaram o PIB para baixo, o comércio externo puxava o PIB para cima. Isto porquê a queda da massa salarial e a perda de poder aquisitivo dos salários reduziram o consumo interno, enquanto que as incertezas políticas e administrativas do País inibiam os investimentos.

Portanto, apesar desse “relativo” crescimento, o povo continua pobre e o mercado interno, estagnado.

Era o que tinha a dizer.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“O Estado de S. Paulo: Será que agora vai mesmo? Como?”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2004 - Página 18870