Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exigência da Oposição para a aprovação da LDO: que seja mantida a tradição da execução orçamentaria no Brasil no que se refere à obrigatoriedade da execução municipal ou estadual.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Exigência da Oposição para a aprovação da LDO: que seja mantida a tradição da execução orçamentaria no Brasil no que se refere à obrigatoriedade da execução municipal ou estadual.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2004 - Página 21069
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, BANCADA, APROVAÇÃO, RELATORIO, AUTORIA, GARIBALDI ALVES FILHO, SENADOR, RELATOR, PROJETO DE LEI ORÇAMENTARIA, EXIGENCIA, GARANTIA, OBRIGATORIEDADE, EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA, AMBITO, ESTADOS, MUNICIPIOS.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Oposição pretende e deseja votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, considera de qualidade o relatório do Senador Garibaldi Alves Filho e tem disposição para acolhê-lo.

Porém, em um ponto a Oposição faz exigência de atendimento. Trata-se da forma de aprovação dos projetos. Projetos aprovados para a destinação municipal deverão ter, como no passado, compulsória execução municipal. Projetos para destino de execução estadual deverão ter, da mesma forma, obrigatoriedade de execução estadual, como sempre se deu na história da execução orçamentária no Brasil, senão nos últimos anos, quando se deu autorização ao Executivo para não respeitar essa definição do Congresso.

Isso tem gerado enorme confusão. Projetos municipais têm sido executados pelos ministérios; projetos dos ministérios têm sido executados no nível municipal de forma conturbada, o que quebra a transparência e prejudica a execução da lei e a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2004 - Página 21069