Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e Promotor, Afonso Gil.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Federal e Promotor, Afonso Gil.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2004 - Página 25514
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AFONSO GIL, DEPUTADO FEDERAL, PROMOTOR, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), APURAÇÃO, MORTE, DEPUTADO FEDERAL, POSSIBILIDADE, ATENTADO, MOTIVO, EMPENHO, PROMOTOR, COMBATE, CRIME ORGANIZADO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Piauí ontem recebeu impactado a notícia do prematuro falecimento, por volta das dez horas da noite, do Deputado Promotor Afonso Gil, que exercia o seu primeiro mandato, eleito que foi pelo PC do B, transferindo-se posteriormente para a sigla do PDT, partido pelo qual disputava a Prefeitura Municipal de Teresina.

O Deputado Afonso Gil atuou no Ministério Público do Piauí, destacando-se principalmente no combate ao crime organizado.

É, por todos os títulos, lamentável esse desaparecimento. Perde o Piauí um político jovem, promissor, que deixará, dentro do seu rol de atuação, uma lacuna difícil de ser preenchida.

Quero, neste momento, associar-me a todos os teresinenses, aos piauienses e, acima de tudo, aos seus familiares, que choram a perda de um ente querido. Acima de tudo, quero transmitir aqui, aos teresinenses e aos piauienses, a minha palavra de consolo, de solidariedade e de esperança.

É lamentável o ocorrido ontem. A versão inicial, Sr. Presidente, é de que teria sido um suicídio, mas quero crer que esse é um assunto que precisa ser olhado com muito cuidado, até porque Promotor Afonso Gil, por sua atuação no combate ao crime organizado, tinha inimigos, desafetos e pessoas que se sentiram prejudicadas por sua atuação.

Evidentemente, esse caso está sendo acompanhado com muito cuidado não só pela Polícia Civil do Estado do Piauí mas também pela Polícia Federal.

Quero aqui fazer um apelo ao Sr. Ministro da Justiça, ao Secretário de Segurança do Piauí, homem equilibrado, e a todos aqueles que têm responsabilidade na apuração desse fato para que, com muito equilíbrio e, acima de tudo, serenidade, façam com que as apurações sejam feitas de maneira rápida e justa.

Rogo a Deus que não tenha havido nenhum atentado contra a vida do Deputado Afonso Gil. Era público - todos sabiam - que ele, após filiar-se ao PDT, passou a ter uma amizade estreita com Leonel Brizola e, a partir da morte do líder pedetista, entrou num processo de depressão, tendo inclusive comentado esse fato com vários amigos. Toda a cautela com relação a esse fato se faz necessária para que depois não parem dúvidas sobre o que exatamente aconteceu com o deputado falecido.

Faço este requerimento, Sr. Presidente, para que esta Casa cumpra as homenagens de praxe e, acima de tudo, envie às autoridades do partido no qual ele militava e às autoridades do Estado do Piauí também votos de pesar por esse triste falecimento.

Agradeço a V. Exª pela oportunidade e também pelas providências que está tomando nesta tarde.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2004 - Página 25514