Discurso durante a 108ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento pelo falecimento do ex-Senador Emival Caiado.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento pelo falecimento do ex-Senador Emival Caiado.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2004 - Página 25785
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMIVAL CAIADO, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DA MANHÃ, O POPULAR, ESTADO DE GOIAS (GO), HOMENAGEM POSTUMA, EMIVAL CAIADO, EX SENADOR.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apresentei e será submetido à apreciação desta Casa, nas próximas horas, um requerimento de profundo pesar pelo falecimento do ex-Senador da República Emival Caiado.

Fiz o requerimento, Sr. Presidente, porque Goiás, e entendo o Brasil, perdeu no último fim de semana um dos seus mais importantes e respeitados políticos. O ex-Senador Emival Caiado faleceu vítima de infecção pulmonar aguda aos 87 anos.

Tratava-se de um político extraordinário, de visão política sempre à frente do seu tempo. Assim era o Senador Emival Caiado. Era um homem que se tornou um dos principais reescritores da História do Brasil ao defender, articular e conseguir aprovar a mudança da capital do País do Rio de Janeiro para o Planalto Central, para Goiás, hoje Brasília, Distrito Federal.

O goiano ex-Senador Emival Caiado foi um dos grandes brasileiros cujo ideal se resumiu na luta de toda uma vida. Ele exercia uma liderança natural. Relembro reminiscências do Presidente José Sarney, quando S. Exª e Emival Caiado eram Deputados Federais no Rio de Janeiro. Quero fazer, Sr. Presidente, das palavras de S. Exª uma homenagem ao idealismo, ao exemplo que o País todo deve ter como referência de vida. S. Exª se referiu a Emival Caiado como o mais enérgico mudancista naquela época. E disse: Emival Caiado foi o pólo principal da proposição e relatoria das leis fundamentais que estruturaram Brasília.

Filho de Totó Caiado, o primeiro grande líder político do meu Estado de Goiás, Emival é pai do Deputado Federal Sérgio Caiado e tio de uma das principais lideranças políticas também do PFL goiano, Deputado Federal Ronaldo Caiado.

O Brasil fica um pouco menor com a ausência de Emival Caiado, mas a força de seu ideal tornou este País muito maior do ponto de vista da perspectiva histórica criada a partir da transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília, mola propulsora do desenvolvimento da nossa Região Centro-Oeste.

Pela importância do ex-Senador Emival Caiado para o Brasil e para Goiás é que apresento este voto de pesar e as minhas homenagens póstumas. O Senado, aprovando este requerimento, estará prestando uma justa e oportuna homenagem a um dos homens públicos mais brilhantes da história de Goiás e do Brasil.

Requeiro a V. Exª, Sr. Presidente, que faça constar dos anais da Casa o que foi publicado no Diário da Manhã e no jornal O Popular, os principais jornais do Estado de Goiás.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MAGUITO VILELA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

            Matérias referidas:

“Diário da Manhã: “Adeus a Emival”;

“O Popular: “Morre o ex-Senador Emival Caiado”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2004 - Página 25785