Discurso durante a 142ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Denúncias sobre o abuso de poder nas eleições do Estado do Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Denúncias sobre o abuso de poder nas eleições do Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2004 - Página 31564
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, REMESSA, COPIA, MINISTERIO PUBLICO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, DIVULGAÇÃO, FOTOGRAFIA, FLAGRANTE, CRIME ELEITORAL, CAMPANHA ELEITORAL, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DO PIAUI (PI), REIVINDICAÇÃO, URGENCIA, PROVIDENCIA, JUSTIÇA ELEITORAL, PUNIÇÃO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, FAVORECIMENTO, CANDIDATO.

           O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Eduardo Siqueira Campos, que preside esta reunião, Senadoras e Senadores, brasileiras e brasileiros, serei breve.

Lamento usar da palavra. Apresento um site de um jornalista conceituado do Piauí, Tomaz Teixeira, hoje, Dia do Médico. Plantão Jogo Aberto: “Escândalo. Tribunal de Contas da União indicia vice de Silva por improbidade administrativa no PAPP de 1994”, mas não é nada disso o escândalo maior.

ATENÇÃO! EXCLUSIVO:

ESCÂNDALO E CORRUPÇÃO ELEITORAL NA CAMPANHA DE SILVIO MENDES.

(Prefeito e Candidato Silvio Mendes reúnem servidores da prefeitura em ginásio do SESC em pleno horário de trabalho, com servidores do PSF sendo forçados a comparecer e ainda fardados, tentam mascarar o crime eleitoral vestindo a camisa do candidato por cima da farda do PSF).

Atentai bem para a vergonha, Senador Eduardo Siqueira Campos! Ó Justiça, tirai a venda dos olhos! Creio que o símbolo novo do Tribunal de Justiça é um olho bem aberto. O jornalista mostra, na denúncia, 19 fotos estarrecedoras. Um quadro vale por mil palavras. Vi um Deputado Federal ser cassado no Piauí porque um médico do interior deu umas amostras-grátis de Viagra. Aqui, houve o caso do bravo Senador João Capiberibe.

Creio que a lei deve ser igual para todos. Assim li em Clóvis Bevilácqua. Há 19 fotografias.

Foto 1 - Carro chamado de fumacê conveniado entre o Estado e a Fundação Municipal de Saúde levando servidores para a reunião do SESC.

Foto 2 - Foto de um JEEP do SUS também presente à grande reunião com servidores do PSF em pleno horário de expediente. Também transportando pessoal do PSF (Programa Saúde da Família) e servidores da Prefeitura.

Foto 3 - FLAGRANTE - Servidores do PSF, coitados, forçados a vestir a camisa do candidato por cima da farda em pleno horário de trabalho, para atender a convocação do Prefeito e de seu candidato.

Foto 4 - FLAGRANTE - Mais servidores vestem camisa do candidato Sílvio Mendes por cima da farda do PSF, em pleno horário de trabalho.

Foto 5 - FLAGRANTE - Secretária Cláudia Brandão, da Comunicação, chega à reunião e grita ao telefone que os servidores estão chegando fardados e perguntando de quem foi essa loucura e gritando pede que vistam a camisa depressa por cima da farda do PSF.

Foto 6 - Assessor levando camisas ao lado do ginásio coberto para os servidores do PSF vestirem por cima da farda. Uma loucura!

Foto 7 - FLAGRANTE - Servidores recebendo camisas para vestir por cima da farda ainda com a mochila de trabalho do PSF ao ombro, prova inequívoca de que foram tirados do trabalho, direto para o SESC nos carros oficiais mostrados.

Foto 8 - FLAGRANTE - Servidores ainda portando mochilas de trabalho do PSF e recebendo camisas em pleno expediente para comparecer à reunião do candidato Sílvio Mendes no ginásio do SESC.

Foto 9 - FLAGRANTE - Mais servidores do PSF chegando à avenida ao lado do Sesc, recebendo camisas para vestir sobre a farda e mascarar o quadro da corrupção eleitoral.

Foto 10 - FLAGRANTE - Mais servidores, coitados, vestindo a camisa do candidato para a reunião ainda do lado de fora do SESC.

Foto 11 - FLAGRANTE - A camionete Saveiro da Fundação Municipal de Saúde, que levou funcionários do PSF para a reunião, a exemplo dos outros carros estacionados ao lado do SESC, no local da reunião.

Foto 12 - FLAGRANTE - A mesma Saveiro da Fundação Municipal de Saúde, em ângulo que mostra estar parada ao lado do SESC, local da reunião do candidato tucano Sílvio Mendes.

Foto 13 - Candidato Silvio Mendes chegando à reunião tendo servidores do PSF com a sua camisa de campanha e com bandeiras de sua campanha. Algo inacreditável.

Foto 14 - Prefeito Firmino Filho também chegando à reunião do SESC para encontro com os funcionários do PSF em pleno horário de expediente.

Foto 15 - Candidato cumprimenta assessores da Prefeitura de Teresina, forçados a comparecer à reunião do candidato com os servidores do PSF.

Foto 16 - O Candidato caminha para entrar no SESC, com servidores do PSF usando camisa por cima da farda e outro ainda com a farda de trabalho.

Foto 17 - O candidato e o Prefeito Firmino ladeados por servidores presentes à reunião com o PSF, muitos já sem a farda e usando traje normal.

Foto 18 - Vejam o candidato cumprimentando os servidores do PSF que lotaram o Ginásio do SESC pela exigência de apoio ao candidato oficial em pleno horário de trabalho.

Foto 19 - Vejam o candidato agitando os braços; e ao lado um dos servidores que vestiu a camisa por cima da farda do PSF.

Esse escândalo merece uma ação veemente da Procuradoria Eleitoral, pois trata-se de abuso de poder, uso da máquina administrativa e corrupção eleitoral, usando carros oficiais e servidores ainda fardados em horário de expediente, para a obrigação de apoiar e ajudar na campanha eleitoral do candidato da Prefeitura.

São crimes eleitorais sem defesa. Agora é aguardar como vai se manifestar o Procurador Kelston Lages, responsável por essa missão da Justiça Eleitoral. Se for para cumprir a lei, isso é caso de impugnação de candidatura, sem chance nenhuma de defesa. O crime está configurado e comprovado com fotos irrefutáveis. Os partidos de oposição ao candidato do Prefeito agora ingressam com pedido de cassação do registro de candidatura do tucano Sílvio Mendes.

É um escândalo! Além do homem-bomba, lá se criou o homem-banco, a mulher-banco, o carro-banco. Senador Eduardo Siqueira Campos, V. Exª conhecia o homem-bomba, a mulher-bomba, o carro-bomba, que existem no Iraque, por exemplo, nas missões suicidas. Lá no Piauí, criou-se o homem-banco, a mulher-banco e o carro-banco.

Em outro documento, consta a lista de ocorrência. A própria Polícia Federal prendeu nove pessoas, algumas das quais importantes e pertencentes à alta cúpula do Partido que comanda a Prefeitura de Teresina.

O Piauí, de tanta história de grandeza, o Estado mais importante, sem dúvida nenhuma, na manutenção da unidade territorial deste País; o Piauí que, ao longo dos anos, tem dado exemplo de grandeza, se vê agora com essa mancha vergonhosa, uma tentativa de se aproveitar do desemprego, da miséria, da forme, da falta de oportunidades do povo para negociar aquilo que a conquista e a democracia deram de mais valioso: o voto.

Concluo, Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, solicitando a transcrição das matérias lidas do site Jogo Aberto. Peço ainda que sejam enviadas cópias ao Ministério Público Federal, ao qual requeiro as providências.

Eram essas as nossas palavras com a fé em Deus e nas palavras de Cristo. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça.” O Piauí é um Estado bem-aventurado, ele quer justiça.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÃO SANTA EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º do Regimento Interno)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Escândalo e Corrupção eleitoral” (site www.jogoaberto. com)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2004 - Página 31564