Discurso durante a 149ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento ao Senhor Ministro da Fazenda solicitando informações a respeito de contratos efetuados pela empresa Cobra Tecnologia, subsidiaria do Banco do Brasil.

Autor
José Jorge (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Encaminhamento de requerimento ao Senhor Ministro da Fazenda solicitando informações a respeito de contratos efetuados pela empresa Cobra Tecnologia, subsidiaria do Banco do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2004 - Página 33431
Assunto
Outros > MINISTERIO DA FAZENDA (MF), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, EMPRESA SUBSIDIARIA, BANCO DO BRASIL, AREA, INFORMATICA, AUSENCIA, LICITAÇÃO, CONTRATO, TERCEIRIZAÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO, ANTERIORIDADE, PRONUNCIAMENTO.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra somente para dar uma explicação.

O requerimento que acaba de ser lido complementa pronunciamento que realizei nesta Casa - se não me engano -, na segunda-feira, sobre a atuação da Cobra Tecnologia, empresa subsidiária do Banco do Brasil. Tal empresa assina contratos com prefeituras e órgãos públicos sem licitação. São contratos que deverão gerar, neste ano, algo em torno de R$1,4 bilhão. Como a empresa não tem estrutura para realizar os trabalhos, ela contrata empresas privadas para tal fim, novamente sem licitação. Assim, ela atua como empresa pública quando assina o contrato e como empresa privada para repassá-lo, o que dá margem à grande utilização de vultosos recursos. Cerca de R$700 milhões são repassados a empresas privadas sem licitação.

O requerimento de minha autoria objetiva saber quais empresas estão sendo privilegiadas com os contratos sem licitação, para que possamos analisar o que está acontecendo efetivamente na empresa Cobra Tecnologia. A meu ver, fatos bastante graves deverão vir a público.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2004 - Página 33431