Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulando-se com os prefeitos eleitos, em segundo turno, nos municípios mineiros com mais de 200 mil habitantes. (como Líder)

Autor
Hélio Costa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Hélio Calixto da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Congratulando-se com os prefeitos eleitos, em segundo turno, nos municípios mineiros com mais de 200 mil habitantes. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2004 - Página 35018
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PREFEITO, CANDIDATO ELEITO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, CONTAGEM, JUIZ DE FORA (MG), MONTES CLAROS (MG), UBERLANDIA (MG), BELO HORIZONTE (MG).

O SR. HÉLIO COSTA (PMDB - MG. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento tão especial da vida pública nacional, em que se acabou de concluir o segundo turno das eleições nas cidades com mais de 200 mil habitantes do Brasil, quero saudar os Prefeitos mineiros eleitos no domingo, no meu Estado, Minas Gerais.

Em primeiro lugar, cumprimento por sua qualidade e trabalho o Prefeito Fernando Pimentel, que conseguiu eleger-se já no primeiro turno, com 68% dos votos dos eleitores de Belo Horizonte.

Neste domingo, foram realizadas eleições, em segundo turno, nas cidades de Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia. Em Contagem, meu Partido, o PMDB, aliou-se à candidatura da Prefeita eleita Marília Campos, do PT. Em um pleito sereno, tranqüilo, a cidade se manifestou e elegeu a primeira mulher Prefeita.

Contagem é uma cidade-irmã de Belo Horizonte, com a qual, na realidade, quase se confunde. Portanto, a eleição de Fernando Pimentel, em Belo Horizonte, e a de Marília Campos, em Contagem, propiciarão uma nova administração em toda a região metropolitana de Belo Horizonte, que hoje chega a cerca de seis milhões de habitantes.

Da mesma forma, cumprimento o Prefeito eleito da cidade de Juiz de Fora, Alberto Bejani, que também teve o suporte do meu Partido e do candidato apoiado pelo PMDB no primeiro turno, Sebastião Helvécio, Deputado Estadual. Alberto Bejani é ex-Prefeito de Juiz de Fora, um Deputado Estadual competente, que sempre se elege com mais de 50 mil votos em sua própria cidade, o que mostra sua liderança, principalmente junto à população mais carente, aos que não têm privilégios, àqueles que realmente precisam do apoio do Poder público.

Cumprimento o Prefeito eleito de Montes Claros, pelo PPS, Athos Avelino, que foi Vice-Prefeito de Tadeu Leite, do PMDB, com quem concorreu no segundo turno. Foi uma eleição apertada, entre dois grandes líderes na cidade de Montes Claros.

Tadeu Leite, que perdeu a eleição para Athos Avelino, é um nome, uma liderança consagrada em todo o norte de Minas e certamente merece nosso respeito, nossa atenção; tenho certeza de que vai colaborar com o novo Prefeito de Montes Claros, a capital - por assim dizer - de toda a região norte de Minas e do Jequitinhonha. Athos Avelino é um médico sensível, consciente dos problemas que vai enfrentar em uma cidade como Montes Claros, que é a grande liderança da região mais carente do nosso Estado.

Cumprimento, também, o Prefeito eleito de Uberlândia, Odelmo Leão, que concorreu com o candidato do PL, João Bittar - ambos são duas grandes lideranças. Odelmo, Deputado Federal várias vezes, Líder do seu Partido na Câmara Federal, Presidente da Comissão de Agricultura e de outras comissões, Secretário de Estado da Agricultura no Governo Aécio Neves e uma grande liderança rural e empresarial em toda a região do Triangulo Mineiro - a grande força do agronegócio no Brasil, não só em Minas Gerais -, será Prefeito pela primeira vez. E, certamente, terá o apoio decisivo do Senador Hélio Costa, que, embora se tenha aliado à candidatura de João Bittar - também apoiado pelo Presidente Lula e por outros companheiros do PMDB -, reconhece, evidentemente, a liderança de Odelmo Leão como Prefeito de Uberlândia e, como cidadão honorário de Uberlândia, coloca-se inteiramente à disposição para continuar ajudando a grande cidade do Triângulo Mineiro.

Dessa forma, Sr. Presidente, ficam aqui meus cumprimentos aos Prefeitos eleitos no segundo turno: a jovem e promissora liderança na cidade de Contagem, que é a Prefeita Marília Campos; o Prefeito Carlos Alberto Bejani, em Juiz de Fora; o Prefeito Athos Avelino, em Montes Claros; e o Prefeito Odelmo Leão, em Uberlândia. Cumprimento a todos em nome do meu Partido, o PMDB, em nome das alianças que fizemos e em nome evidentemente de uma administração sadia, competente, capaz, séria e correta, como tenho certeza que farão em benefício dessas cidades-pólo do meu Estado, as mais importantes de Minas Gerais não só pela população que têm, mas também pelo poder econômico e pelas pessoas que lá vivem. Na verdade, o mais importante de cada uma dessas cidades são as pessoas que lá residem.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2004 - Página 35018