Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desempenho do PSDB nas eleições municipais.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Desempenho do PSDB nas eleições municipais.
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2004 - Página 35167
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, CONTESTAÇÃO, AVALIAÇÃO, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REGISTRO, DADOS, RESULTADO, REFORÇO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).
  • BALANÇO, CRESCIMENTO, RESPONSABILIDADE, GOVERNO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESPECIFICAÇÃO, DADOS, MUNICIPIOS, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AGRADECIMENTO, ELEITOR, PREVISÃO, VITORIA, ELEIÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo referir-me ainda às eleições. Ontem ouvimos aqui vários pronunciamentos a respeito dos seus resultados.

O Partido do Governo, o PT, tem-se colocado como se fosse o grande vencedor dessas eleições. Quero mostrar aqui que o grande vencedor foi o meu Partido, do qual sou um dos vice-Presidentes, escolhido pelo Diretório Nacional para coordenar as 150 maiores cidades do Brasil. Na verdade, estivemos mais presentes no Estado de Santa Catarina.

A votação conquistada pelo PSDB nessas eleições municipais confirma o seu fortalecimento nacional: disputou em 1.920 dos 5.562 municípios brasileiros, obtendo quase 15,8 milhões de votos. Tal resultado ficou 16,4% acima das eleições de 2.000 e é o dobro do registrado em 1.996. Isto comprova que o PSDB cresceu dentro e fora do Governo Federal, consolidando a sua posição política no quadro nacional.

No primeiro turno, já havia 862 prefeitos tucanos aprovados pelo voto popular. Isso mostra um índice de sucesso de 45% das candidaturas do PSDB - coincidentemente 45 é o número do Partido.

Para comparação, das 1.946 cidades onde o PT tinha um candidato na disputa, saiu-se vitorioso em apenas 400 delas ou um pouco mais, resultando num índice de sucesso de 20,55%. Vejam que nessa comparação é mais que o dobro o crescimento do PSDB.

Das 1.920 candidaturas tucanas, o PSDB entrou na disputa em 1.086 municípios, onde atualmente não é governo. Conseguiu a eleição em 405 deles, o que representa um índice de sucesso de 37,3%. Nesse mesmo comparativo, a taxa de sucesso do PT foi de apenas 17,9%. Mais uma vez o PSDB com mais de 100% em relação ao PT.

Nas eleições do segundo turno, dos 44 municípios, onde houve a disputa, o PSDB participou como cabeça de chapa em 20 deles, saindo-se vitorioso em nove, representando quase 50% de aprovação de nossos candidatos.

Além de eleger 871 prefeitos, o PSDB estará na vice-prefeitura em 415 cidades, onde vivem cerca de 45 milhões de brasileiros. No segundo turno, ganhamos o posto de vice-prefeito em duas capitais: Salvador e Belém, além de Uberlândia, em Minas Gerais, Mauá e Nova Iguaçu. Vejam a abrangência do PSDB também em relação aos vice-prefeitos. Isso significa que, considerando todas as cidades com prefeitos e vice-prefeitos tucanos, o PSDB governará, a partir de 1º de janeiro de 2005, mais de 82 milhões de pessoas, o que equivale quase à metade da população do País.

Com muito prazer, concedo um aparte ao Senador Antonio Carlos Magalhães.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Quero felicitar o Partido de V. Exª pelo êxito que teve, mas quero dizer que, no caso baiano, o Partido de V. Exª não deu candidato, e mais 15 ou 16 partidos foram seus companheiros de vitória. De maneira que lá, diminua um pouquinho a força.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - É verdade. Considero as palavras do nosso querido Senador. Portanto, o PSDB continua tendo o vice-prefeito naquela cidade.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, são tantos resultados satisfatórios que nos deixam cada vez com mais responsabilidade. Deixam o PSDB com muito mais musculatura para buscar, sem dúvida alguma, a Presidência da República no ano de 2006. Hoje, o PSDB administra três capitais com uma população de 982.935 habitantes e, a partir de 2005, com o apoio da população, que reconheceu o trabalho do Partido, vamos administrar quase 14 milhões de habitantes somente nas cinco capitais em que vencemos.

Para encerrar, Sr. Presidente, não posso deixar de falar da conquista do PSDB no meu Estado. Em Santa Catarina, com essa eleição municipal, o PSDB é o partido que administrará a maior porcentagem do PIB e da população do Estado. Nós, tucanos, administraremos 27 cidades de Santa Catarina, totalizando 26,39% da população do Estado. Na eleição municipal anterior, o Partido elegeu prefeitos em 19 cidades, abrangendo apenas 8,36% da população. Da mesma forma, o PIB administrado pelo PSDB aumentou de 7,95% em 2000 para 30,56% em 2004.

Outra forma de avaliar o crescimento do Partido é por meio do número de eleitores nas cidades que terão prefeitos tucanos a partir do ano que vem. Enquanto em 2000 o número de eleitores das cidades administradas pelo PSDB era de 8,23%, em 2005 passará para 25,70%. O PSDB estará à frente de 6 das 20 principais cidades catarinenses: Joinville, Florianópolis, São José, Tubarão, Balneário Camboriú e Caçador.

Deixo registrado aqui o crescimento do PSDB, com as suas candidaturas a prefeito, vice-prefeito e principalmente porque passa a ser, no meu Estado de Santa Catarina, depois dessas eleições, o maior partido. Vai administrar o maior número de eleitores, a maior população e o maior PIB do nosso Estado.

Quero aqui publicamente agradecer aos nossos militantes, aos nossos amigos, aos companheiros, parabenizando todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a população tucana que marcou presença nessas eleições rumo à Presidência em 2006.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2004 - Página 35167