Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre matéria publicada no jornal O Globo, dos jornalistas Jailton de Carvalho e Evandro Éboli, sob o título "Plano do Governo Federal para pôr fim aos conflitos não saiu do papel".

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Comentários sobre matéria publicada no jornal O Globo, dos jornalistas Jailton de Carvalho e Evandro Éboli, sob o título "Plano do Governo Federal para pôr fim aos conflitos não saiu do papel".
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2005 - Página 3459
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, AUSENCIA, EXECUÇÃO, PLANO, COMBATE, VIOLENCIA, ZONA RURAL, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o aumento da violência no campo deve-se em grande parte à inação do Governo petista do Presidente Lula. É o que sustenta reportagem dos jornalistas Jailton de Carvalho e Evandro Éboli, publicada em O Globo de ontem.

O título da reportagem, por si só, é uma confirmação do marasmo que caracteriza o atual Governo: “Plano do Governo Federal para pôr fim aos conflitos não saiu do papel”.

Mais ainda: os repórteres mencionam um dado contristador, informando que a proposta do Plano contra a violência no campo foi divulgada em abril de 2003, mas não saiu do papel e sequer foi lançada oficialmente.

No caso, cabe bem a pergunta: o que está esperando o Governo Lula? Em vez de colocar em ação o programa, ele, ao contrário, reduziu em 8,34% as verbas destinadas ao chamado Paz no Campo. E enquanto isso, como a justificar marcha tão lerda, o Ministro Miguel Rosseto, do Desenvolvimento Agrário, não se constrange em afirmar: o plano está sendo construído.

Por tudo isso, Sr. Presidente, estou anexando a este pronunciamento a reportagem dos dois jornalistas, para que, constando dos Anais do Senado da República, possa ajudar o historiador do futuro, na avaliação do que terá sido o Governo Lula.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, Inciso 1º e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Violência no Campo. Plano do governo federal para pôr fim aos conflitos não saiu do papel.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2005 - Página 3459