Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de encaminhamento de requerimento de informações ao Ministro da Defesa e ao chefe da Casa Civil.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXECUTIVO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Registro de encaminhamento de requerimento de informações ao Ministro da Defesa e ao chefe da Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2005 - Página 4508
Assunto
Outros > EXECUTIVO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, ENDEREÇAMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, AQUISIÇÃO, MARINHA, SUBMARINO, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA.
  • ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, ENDEREÇAMENTO, CASA CIVIL, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, CONVOCAÇÃO, MILITAR, EXERCITO, AULA, TIRO AO ALVO, MINISTRO DE ESTADO.

           O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminho à Mesa dois requerimentos de informação: num deles, indaga-se sobre as condições e a veracidade da compra de cinco submarinos da França para a Marinha do Brasil; no segundo, fala-se de uma curiosa nota publicada na revista Veja, Seção Radar, sobre aulas de tiro ao alvo que estariam sendo diariamente ministradas ao Ministro José Dirceu e para as quais teria sido convocado um atirador do Exército Brasileiro. Pergunto se há legalidade nessa convocação e quem autorizou que um militar ministrasse aulas particulares ao Ministro em questão. E ainda: em que local essas aulas estariam sendo oferecidas?

           O Ministro José Dirceu para mim é uma caixa de surpresas. S. Exª agora quer ser campeão de tiro ao alvo. Só espero que não se torne campeão de tiro ao alvo à custa do dinheiro público. Parece-me que há dinheiro público nisso. Um funcionário militar é destinado, Senador Eduardo Suplicy, a acompanhar a evolução, como atirador de elite, do Ministro José Dirceu. Quero saber quanto isso custa, direitinho. Não vamos permitir, ponto a ponto, que a mazorca se instale neste País.

           Portanto, aqui estão os dois requerimentos de informação.

           Quero transmitir à Casa que a última novidade do Ministro José Dirceu, depois de ter pontificado em Nova York como condottiere da política externa brasileira, agora é tornar-se um atirador de elite de alguma brigada civil. Quero saber detalhes sobre isso. Por isso, encaminho à Mesa, para que V. Exª tome as providências necessárias, esses dois requerimentos de informação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2005 - Página 4508