Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da construção da Ferrovia Transnordestina.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Defesa da construção da Ferrovia Transnordestina.
Aparteantes
Alberto Silva, Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2005 - Página 5395
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, REGIÃO NORDESTE, APOIO, HERACLITO FORTES, SENADOR, VIABILIDADE, INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
  • ELOGIO, INDUSTRIALIZAÇÃO, IMPORTANCIA, INICIATIVA, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, INICIO, CONSTRUÇÃO, TRECHO, FERROVIA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), SOLICITAÇÃO, EMPENHO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPLEMENTAÇÃO, TRANSPORTE FERROVIARIO, REGIÃO NORDESTE, CRITICA, PRIORIDADE, BRASIL, TRANSPORTE RODOVIARIO, INSUFICIENCIA, ATENDIMENTO, EXCESSO, CUSTO, MANUTENÇÃO, TRANSPORTE.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão, Senador Leomar Quintanilha, Senadoras e Senadores da Casa aqui presentes, brasileiras e brasileiros aqui presentes e outros que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, quis Deus estar presente nesta solenidade o Senador Alberto Silva, que sempre foi ligado ao transporte.

Vi Juscelino, que teve assento nesta Casa e foi cassado, sorridente, governar com o binômio energia e transporte.

Senador Heráclito Fortes, o bem nunca vem só. Palavra sem exemplo é como um tiro sem bala. O exemplo arrasta. Foi o exemplo de V. Exª, ontem, falando sobre a ferrovia Transnordestina que me trouxe a esta tribuna.

Senador Alberto Silva, aprendi História na Parnaíba com a professora Maria da Penha, com o professor Benedito Jonas. A professora Maria da Penha dizia que Pedro II, Senador Leomar Quintanilha, que governou tanto tempo, viajou apenas uma vez. Somente uma. E não havia telefones, telex, e-mail ou internet. Quarenta e nove anos! E ele disse “Filha Isabel, uma estrada é o grande presente que se pode dar a um povo”. Depois, Senador Leomar Quintanilha, surgiu um Presidente, Washington Luiz, que disse que governar é fazer estradas. Juscelino: energia e transporte. E eu vi o Senador Alberto Silva quando guiava a campanha rumo a governo do Estado - menino de comício. Comício é bom quando tem bêbado. In vinu veritas - no vinho, a verdade. Estava chovendo, Leomar Quintanilha. E ele disse, lá no Guadalupe - a Boa Esperança é a de que Heráclito falou, de Milton Brandão. É o rei das estradas. Então estrada é muito importante.

O empresário Mauá, precursor de Alberto Silva, foi, sem dúvida alguma, junto com Pedro II, um dos brasileiros mais importantes do Séc. XIX, Senador Leomar Quintanilha. Mauá trouxe essa idéia de ferrovia. Na primeira que ele fez, Senador Alberto Silva, no lançamento da pedra fundamental, preparou uma peça: pegou um carro de mão, de jacarandá, e na hora de começar a estrada chamou Pedro II para carregar as pedras. Aquilo foi tido como um desaforo, o fato de o Imperador carregar pedra. Porque para português, naquele tempo, segundo sua cultura, trabalho era para negro e escravo! E foi.

Mas aí está a história. Quero lhe dizer, Senador Heráclito Fortes, que o vi, ontem, brilhante, defendendo o Piauí. Brilhantes foram todos os seus pronunciamentos, não só no Senado, mas na sua vida parlamentar em defesa do Piauí.

Mauá já tinha feito estudo sobre essa Ferrovia Transnordestina. Juscelino Kubitschek, em 1959, iniciou aqueles trechos de Pernambuco. E está aí, Alberto Silva, uma reivindicação. Sabemos que um dos erros da nossa Pátria - não vou apontar culpados - foi o direcionamento para o transporte rodoviário, insuficiente, manutenção cara.

Alberto Silva está tranqüilo, está aí, e o caminho foi longo e sinuoso. Eu o vi dirigir a estrada de ferro do Piauí. Quanto encantamento, quanta esperança! S. Exª chegou e substituiu a locomotiva de lenha pela locomotiva a óleo. E o País tomou outro rumo.

Agora está aí o Presidente nordestino. E ontem Heráclito levantava a bandeira que está aí. Que o Presidente nordestino realize essa obra, sonhada por Mauá, iniciada por Juscelino. Que ela seja concluída pelo Presidente Lula. Eu votei nele, eu tive esperança nele. Mas está aí, Senador Alberto Silva.

O Senador Heráclito Fortes ontem fez um pronunciamento brilhante, para nos engajarmos nessa luta, a da ferrovia Transnordestina. Justamente agora, quando o Nordeste, quando o Piauí e o Maranhão, de renda per capita inferiores no Nordeste, dão um salto na produção de grãos de soja. Mas isso vai ficar inviável, porque o custo do transporte pelas rodovias inviabiliza o preço e outros locais produtores.

Então, é agora. Que saia essa estrada que nos une aos portos de Itaqui, de Pecém e que passa lá em Elizeu Martins, no Piauí, Senador Alberto Silva, onde, quando governava o Estado, inspirado em Juscelino Kubitschek, tive a coragem de homem piauiense, Senador Leomar Quintanilha. V. Exª conhece a gente do Piauí, tem a felicidade de acordar abraçado a uma mulher do Piauí.

Então, queria dizer que interrompi o ex-Presidente Fernando Henrique, solicitando a energia do cerrado para São João, Elizeu Martins, Canto do Buriti. Interrompi o discurso do Presidente, e é assim que se consegue. Esperamos que aquele meu gesto de coragem - que está no hino do Piauí, que diz que, numa batalha, o seu primeiro filho é quem chega - inspire o Governador do Estado para acompanhar Heráclito, acompanhar Alberto Silva, que foi o precursor do desenvolvimento moderno da ferrovia no Piauí e no Nordeste, porque ele é servidor de engenharia.

E, neste momento, este é o meu PMDB, o PMDB da experiência, da competência e da realização. Neste momento que somos a base aliada, o PMDB reconhece Alberto Silva, vem a Alberto Silva pedir sugestões para a realização desse sonho. Quem seria a pessoa ideal? É esse o nosso sonho. Nós estamos aqui.

Mas quero lhe dizer, Heráclito Fortes, que está aqui o Avança Brasil, está lá a ferrovia Transnordestina. Alberto, aquele outro seu sonho, a hidrovia de Parnaíba, os terminais de grãos de Teresina e Santa Filomena. É por isso que estamos aqui, e é o Piauí, aquele do 13 de março, fomos nós. Nós merecemos a medalha de ouro neste País. Este País ia ser dividido. D. João VI disse: “filho, fica com o sul, e o norte vai ser o país”; Maranhão ligado à Portugal. E expulsamos os portugueses. Este Brasil é uno e grande.

Concedo a palavra à estrela da bandeira do Piauí, Senador Alberto Silva, engenheiro ferroviário.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Senador Mão Santa, agradeço a gentileza e a oportunidade do aparte e as referências elogiosas que me fez. Estou certo aqui, com o Senador Heráclito Fortes, de que vamos formar um bloco a favor da construção dessa ferrovia, que realmente é uma ferrovia de integração. Ela parte de Elizeu Martins...

O SR. PRESIDENTE (Leomar Quintanilha. PMDB - TO) - Senador Alberto Silva, desculpe a interrupção da Mesa, para conceder uma suplementação do tempo de mais cinco minutos para o orador.

O Sr. Alberto Silva (PMDB - PI) - Completo dizendo: Senador Mão Santa, parabenizo-o pelo assunto que traz a nossa consideração, principalmente o eixo da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar o Piauí com a sua produção agrícola ao portos do Pecém, de Fortaleza e do nosso futuro porto de Luiz Correia, se Deus quiser. Obrigado e parabéns pela lembrança dessa ferrovia que nos une e que traz o desenvolvimento do semi-árido nordestino.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Agradecemos e incorporamos a opinião desse engenheiro político Alberto Silva, vitorioso, e concedemos a palavra a Heráclito Fortes, que vem levantando essa bandeira.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Mão Santa, o Piauí está unido não só na questão da ferrovia, mas também neste plenário. A Bancada completa está aqui. E essa Bancada completa exatamente vem demonstrar ao Brasil a importância dessa obra para o Estado e para a Região. Não se justifica que, após esse avanço que o Piauí alcançou na produção de grãos, o Poder Público não dê um pequeno empurrão, não dê uma pequena ajuda, Senador Alberto Silva, montando a infra-estrutura mínima necessária. Nós da Bancada federal temos certeza de estarmos cumprindo a nossa parte. V. Exª como Governador uniu-se à Bancada e deu uma grande colaboração quando conseguimos a eletrificação daquele famoso Leão, São João, Canto do Buriti, Eliseu Martins. Depois, Senador Alberto Silva, todos nós da Bancada conseguimos a eletrificação da Serra do Quilombo, em Bom Jesus. A nossa parte tem sido feita. Agora, a questão é diferente. Agora é o momento em que um nordestino é o Presidente da República, e que já se confessou arrependido de ter ficado contra a famosa Ferronorte, que era a menina dos olhos do Presidente Sarney. O Presidente Lula disse várias vezes que um dos erros que cometeu como Parlamentar foi ter ficado contra aquela ferrovia e agora quer recuperar o tempo perdido. Queira Deus, como diz V. Exª sempre, invocando o Poderoso, que essa estrada vá beneficiar, num primeiro momento, o Piauí, o Ceará e Pernambuco, pela integração do porto de Pecém, no Ceará, e o porto de Suape, em Pernambuco, e fará também, pela ligação da Ferrovia da Vale do Rio Doce, a integração com o porto de Itaqui.

Outra grande luta do Senador Alberto Silva é exatamente a conclusão do Porto de Luiz Correia, com a recuperação do ramal ferroviário. Um dos crimes que se cometeu contra a História do Brasil foi a desativação não só do ramal ferroviário de Luiz Correia, mas também de vários ramais. O Senador Alberto Silva se lembra muito bem de que chegamos a um tempo em que tínhamos uma estrada em fase avançada de execução ligando Teresina à Paulistana. Há vinte anos, um pouco mais ou um pouco menos, os trilhos e os dormentes foram tirados, um dos grandes crimes que se cometeu contra o desenvolvimento brasileiro. Mas não vamos chorar o passado; vamos pensar no futuro. Por isso, com esse pensamento, parabenizo V. Exª e tenho certeza de que, combativo, presente e atuante como V. Exª é, nós três juntos iremos formar aqui uma trincheira avançada em benefício do Piauí e do Nordeste com a construção da Transnordestina. Parabenizo V. Exª pelo pronunciamento.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Agradecemos a participação do Senador Heráclito Fortes e queríamos dizer que nós três juntos evitamos uma grande desgraça, que era levar Beira-Mar para um presídio que eu havia feito, Irmão Guido, há dez quilômetros de Teresina. E agora nós três juntos, ó Presidente Lula, irmão Lula, nossa esperança, em quem votei, queremos essa Transnordestina.

O sonho de Alberto Silva do porto. Senador Leomar Quintanilha, com US$10 milhões se conclui o porto de Luiz Correia, um modelo reduzido.

Então, essas são as palavras, Senador Alberto Silva, e quando defendo a refinaria para o sul do Piauí, Paulistana, é justamente levando em consideração

            (Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Leomar Quintanilha. PMDB - TO) - Senador Mão Santa, concedo mais um minuto a V. Exª para concluir seu pronunciamento.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - ... essa ferrovia.

Então, quero dizer que aqui está o Piauí, nós três, Senadores, unidos assim naquela força que dá a vida, a vida da nossa religião cristã, Pai, Filho e Espírito Santo. Assim somos nós, três Senadores, unidos para despertar o Lula, para que não enterre as esperanças do Piauí, porque, acreditamos, elegemos nessa crença até um Governador do Piauí. Então vamos juntos, unidos em defesa da Transnordestina.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2005 - Página 5395