Discurso durante a 23ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários ao artigo "A diplomacia da megalomania", do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 do corrente.

Autor
Almeida Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Comentários ao artigo "A diplomacia da megalomania", do jornalista Elio Gaspari, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 16 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2005 - Página 5414
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA EXTERNA, GOVERNO BRASILEIRO.

O SR. ALMEIDA LIMA (PSDB - SE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “A diplomacia da megalomania”, publicado no jornal Folha de S.Paulo, de 16 de março do corrente. No artigo, o jornalista Elio Gaspari, comenta a política externa oficial do governo do PT.

O discurso promete uma política orientada para o desenvolvimento social mas que alcançou somente dois resultados: a banalização de reuniões presidenciais e a profusão de viagens. Resultados? “Depois que Lula visitou Pequim, em abril de 2004, os chineses ganharam um refresco comercial. Suas exportações para o Brasil cresceram 83% em um ano. A importação de móveis aumentou 96%. Nos dois primeiros meses de 2005 as vendas chinesas cresceram 55%, enquanto as brasileiras ficaram em 5,5%, muito abaixo do aumento médio das exportações nacionais”.

            E mais, “...azedou a relação com a Argentina, foi deixado meio de lado pelos presidentes Ricardo Lagos, do Chile, e Vicente Fox, do México. Não conseguiu que o presidente Tabaré Vazques retirasse a candidatura de um diplomata uruguaio conservador e pró-americano à direção da Organização Mundial do Comércio. Fechou uma aliança com o coronel Hugo Chávez e com o comandante Fidel Castro”.

Para concluir, Sr. Presidente, requeiro que a reportagem acima citada seja dada como lida e que seja considerada como parte deste pronunciamento.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALMEIDA LIMA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“A diplomacia da megalomania.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2005 - Página 5414