Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra o aniversário de 25 anos do campus da Universidade Federal de Goiás-UFG, em sua cidade natal, Jataí-GO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registra o aniversário de 25 anos do campus da Universidade Federal de Goiás-UFG, em sua cidade natal, Jataí-GO.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2005 - Página 6751
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, AMIR LANDO, SENADOR, RETORNO, MANDATO PARLAMENTAR, CONTRIBUIÇÃO, EXERCICIO, CARGO PUBLICO, MINISTRO DE ESTADO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CAMPUS UNIVERSITARIO, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GURUPI (UFG), MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), CUMPRIMENTO, COMUNIDADE, ELOGIO, APOIO, PRODUÇÃO AGROPECUARIA.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, APROVAÇÃO, SENADO, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, TRANSFORMAÇÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO, MUNICIPIO, JATAI (GO), CATALÃO (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado.

Sr. Presidente, eu também gostaria de prestar minhas homenagens ao Senador Amir Lando e dizer da nossa satisfação em tê-lo de volta a esta Casa, por tantas contribuições que tem dado ao Brasil e, principalmente, ao Senado da República.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, gostaria de fazer uma saudação ao diretor do Campus da Universidade Federal de Jataí, professor Edésio, e à reitora da Universidade Federal de Goiás, professora Milca Severino, pelos 25 anos do Campus da Universidade Federal da minha Cidade de Jataí. Há 25 anos a universidade federal vem prestando relevantes serviços a Jataí, ao Sudoeste de Goiás e ao Brasil. São mais de 10 cursos, hoje, que o Campus da Universidade Federal de Jataí mantém, inclusive os cursos de Veterinária e de Agronomia.

Ontem, toda a sociedade jataiense, todos os líderes políticos, todos os segmentos organizados se reuniram para comemorar esses 25 anos de lutas, de glórias, de vitórias da universidade federal, lá na minha querida cidade de Jataí. Repito, a universidade federal é importantíssima no meu Estado e, por extensão, em todo o Brasil.

E por falar nos 25 anos do campus da universidade federal em Jataí, ao mesmo tempo quero dizer que estamos com um projeto, no Congresso Nacional, para transformar aquele campus numa universidade, a Universidade do Sudoeste Goiano, com sede em Jataí.

O projeto já passou pelas comissões, naturalmente, pelo plenário do Senado, onde foi aprovado por unanimidade, e agora está na Câmara dos Deputados, onde espero seja também aprovado. E que futuramente seja sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além da Universidade do Sudoeste Goiano, com sede em Jataí, estamos também com projeto de lei no mesmo sentido para a Universidade do Sudeste Goiano, com sede em Catalão. Ele já foi aprovado no Senado, encontra-se na Câmara, e espero que tenha o mesmo destino, ou seja, aprovação e, futuramente, sanção do Presidente da República, criando-se assim mais duas universidades em Goiás: uma, no Sudeste, com sede em Catalão, e outra no Sudoeste, com sede em Jataí.

Por isso, quero reiterar os meus cumprimentos a toda a sociedade jataiense, a todas as lideranças, a todos os segmentos daquela sociedade, religiosos, políticos, entidades de classe, sindicatos, cooperativas, a todos que ontem se reuniram para comemorar os 25 anos do campus da universidade federal na minha cidade.

Quando governador, doei uma área imensa, uma fazenda, para que a universidade federal pudesse lá instalar os cursos de veterinária e de agronomia, porque a vocação do sudoeste goiano é realmente para a produção agropecuária. Hoje, o município de Jataí é um dos maiores produtores de grãos do País.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Individualmente, é o Município que mais produz hoje, no Brasil, não só grãos, mas também leite e carne. Jataí é um município que produz alimentos para Goiás, para o Brasil e, por que não dizer, para o mundo, porque de lá são exportados soja, carne, milho, frango para outros países do mundo. E a universidade federal desempenha papel fundamental na agricultura e também na pecuária daquela região, porque possui os dois cursos: agronomia e pecuária.

Portanto, nossa luta agora é no sentido de transformar aquele campus numa universidade federal. Espero que o Presidente Lula, que já criou outras universidades em Estados brasileiros, também possa contemplar Goiás e principalmente o sudeste e o sudoeste do Estado com mais duas universidades. Uma com sede em Catalão e outra com sede em minha cidade, Jataí.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - V. Exª dispõe de mais dois minutos.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Portanto, quero aqui relembrar que o campus de Jataí foi criado por um ex-reitor da Universidade Federal de Goiás pelo Professor, José Cruciano, um homem que tinha ligações fraternais com Jataí - inclusive se casou com uma jataiense - e teve o descortino e a competência para criar esse campus, que teve e continua tendo um grande apoio da reitora Milca Severino, a quem mais uma vez estendo meus cumprimentos. E também agradeço ao Professor Edésio, que hoje, com muita competência, criatividade e talento, dirige o campus da futura Universidade Federal de Jataí.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2005 - Página 6751