Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Invasão do prédio do Ministério da Fazenda. Justificativa a requerimento de informação ao Ministro da Saúde sobre o racionamento, em São Paulo, na entrega de remédio para AIDS.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Invasão do prédio do Ministério da Fazenda. Justificativa a requerimento de informação ao Ministro da Saúde sobre o racionamento, em São Paulo, na entrega de remédio para AIDS.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2005 - Página 9289
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • APREENSÃO, INVASÃO, PREDIO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), CRITICA, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, VIOLENCIA, REIVINDICAÇÃO, RECURSOS, REFORMA AGRARIA.
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, DESTINATARIO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, REDUÇÃO, ESTOQUE, MEDICAMENTOS, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS), INFORMAÇÃO, PROVIDENCIA, CRISE, ABASTECIMENTO.
  • PROTESTO, INCOMPETENCIA, GOVERNO FEDERAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Casa, com certeza, sabe, mas o quadro de confusão é grande. O chamado MLST, uma dissidência do MST, invadiu o próprio chamado Ministério da Fazenda, dizendo que só o desocupa quando verbas forem liberadas para o que eles chamam de reforma agrária.

Encaminho a V. Exª um requerimento de informação ao Sr. Ministro da Saúde, indagando: quais as razões que levaram à queda nos estoques federais do remédio Tenofovir, utilizado no tratamento da Aids? Há algum outro remédio usado no combate à Aids que estaria tendo sua distribuição racionada? Houve atraso do Governo Federal na autorização para a compra desses medicamentos? Houve algum alerta para uma possível crise no abastecimento desses remédios? Que providências estão sendo tomadas no âmbito desse Ministério para evitar novos desabastecimentos?

Chamo a atenção, finalmente, misturando os assuntos, para o fato grave de que a ocupação do Ministério da Fazenda, por uma entidade que já não é mais nem o MST, já é uma corrutela do MST, mostra um certo quadro de desgoverno para o qual temos que atentar. É fundamental que saibamos preservar as instituições brasileiras e o funcionamento da democracia, que é tão caro, tão querido e tão prezado pelo nosso povo, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2005 - Página 9289