Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de dois artigos de autoria de S.Exa. intitulados "O silêncio que mancha", publicado no jornal Diário de Cuiabá, edição de 12 de abril do corrente, e "Uma CPI de resultados", publicado no jornal A Gazeta, edição de 7 de abril do corrente.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro de dois artigos de autoria de S.Exa. intitulados "O silêncio que mancha", publicado no jornal Diário de Cuiabá, edição de 12 de abril do corrente, e "Uma CPI de resultados", publicado no jornal A Gazeta, edição de 7 de abril do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2005 - Página 9345
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DE CUIABA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), A GAZETA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, ORADOR, CRITICA, ATUAÇÃO, HENRIQUE MEIRELLES, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, até o presente momento, o gesto de grandeza de Henrique de Campos Meirelles, de entregar sua carta de demissão do cargo de Presidente do Banco Central do Brasil, não aconteceu. Henrique Meirelles foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-geral da República, Dr. Claudio Fonteles que pediu a abertura de inquérito por movimentação suspeita de dinheiro, suspeita de sonegação de impostos e crime eleitoral.

Mas, o mais grave é que o Governo do PT finge que não está acontecendo nada. Em qualquer país sério, se o Presidente do Banco Central fosse denunciado e houvesse contra ele pedido de abertura de inquérito na suprema corte, ele seria, no mínimo, afastado. No Brasil ele ganha status de Ministro.

Quero deixar bem claro que esses fatos envolvendo o sr. Meirelles não são novos e já foram tratados à exaustão pela mídia nacional. O Ministério Público investigou o Presidente do Banco Central a partir das denúncias reunidas na CPI do Banestado e também de denúncias publicadas na imprensa brasileira, porque as questões de crime eleitoral não foram tratadas na CPI, apenas em publicação da revista IstoÉ. São muitas as acusações.

Sr. Presidente, sobre esse assunto escrevi dois artigos intitulados “O silêncio que mancha”, publicado no jornal Diário de Cuiabá, em 12 de abril e “Uma CPI de resultados”, publicado no jornal A Gazeta, em 7 de abril de 2005. Peço a V. Exª que eles sejam anexados a este pronunciamento, passando a fazer parte dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

**************************************************************

Matérias referidas:

“Ô silêncio que mancha.”

“Uma CPI de resultados.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2005 - Página 9345