Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação de S.Exa. em eventos comemorativos do aniversário do Exército brasileiro. (como Líder)

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Participação de S.Exa. em eventos comemorativos do aniversário do Exército brasileiro. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2005 - Página 9769
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, EXERCITO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, HISTORIA, BRASIL, ANEXAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, GENERAL DE EXERCITO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje são 19 de abril, um dia de grande significado histórico, social e patriótico. É uma data para rendermos nossas homenagens ao glorioso Exército Brasileiro, uma instituição que sempre cumpriu, com brilho e altivez, suas funções institucionais de defesa da Pátria.

Nesta manhã, ao lado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente José Alencar e de diversas autoridades civis e militares, pude participar, no Quartel General do Exército, em Brasília, das festividades em comemoração a este importante dia.

O dia 19 de abril relembra a memorável batalha dos Guararapes, em 1648, quando os combatentes brasileiros conseguiram vencer o exército invasor da Companhia das Índias Ocidentais, numa grande epopéia patriótica.

Hoje, em vários cantos do País, inúmeras atividades marcam a passagem desta data. Pessoalmente, como Senador da República, ex-soldado do Batalhão da Guarda Presidencial, faço questão de prestar a minha homenagem e o meu reconhecimento a essa instituição.

Para mim, o período em que servi o Exército, entre 1969 e 1970, foi rico em aprendizado. Recebi ensinamentos fundamentais na formação de meu caráter e de meu comportamento, ensinamentos determinantes para minha existência e minha trajetória pública.

No Exército, no convívio com grandes personalidades da Pátria, pude receber orientações filosóficas, disciplinares, humanas e religiosas que ainda são úteis no meu dia-a-dia de homem, de pai de família, de cidadão e de político. São orientações baseadas em conceitos de equilíbrio, humildade, honestidade, firmeza, disciplina, lealdade e, acima de tudo, amor ao Brasil e ao seu povo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a origem do Exército Brasileiro remonta às primeiras décadas que se seguiram ao descobrimento. Naqueles primeiros instantes, sua principal tarefa era uniformizar a administração, conter insurreições, combater contrabandistas e conquistadores.

Ao longo de toda a história, a atuação do Exército foi decisiva para a manutenção da unidade nacional, papel no qual teve grande destaque Duque de Caxias, considerado o Patrono do Exército Brasileiro. Aliás, por meio de projeto de minha autoria aprovado por unanimidade por esta Casa, o nome de Duque de Caxias figura hoje no Panteão dos Heróis da Pátria, junto a outros grandes nomes como Tiradentes e Zumbi dos Palmares.

O Exército Brasileiro continuou a cumprir sua missão na história recente. Em 1917, na efervescência da Primeira Guerra Mundial, foi chamado a interferir no conflito. Missões militares brasileiras partiram com destino ao cenário de guerra. Com navios, aviadores, oficiais e uma Missão Médica Especial, o Brasil cooperou com a vitória das tropas aliadas, consagrada em 1918.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Vinte e cinco anos mais tarde, em 1942, o País anunciou o rompimento de suas relações diplomáticas com a Alemanha, Itália e Japão, que formavam as forças do chamado Eixo. Novamente agindo em defesa da soberania ferida pelas agressões alemãs, partiu para enfrentar um conflito mundial de grandes proporções, entrando na guerra contra o nazi-fascismo.

Nos dias de hoje, o Exército continua absolutamente ajustado à realidade do Brasil. Em todas as fronteiras, atua para prover a segurança. No ensino, tem ajudado a formar novas gerações. Investe em pesquisas de novas tecnologias e agrega conhecimentos ao País. Trabalha no combate ao mercado clandestino de drogas e armas, além de participar, com grande êxito, de missões de paz em várias partes do mundo.

Trata-se de uma instituição que goza de grande credibilidade e respeito justamente porque nunca se omitiu. Sempre cumpriu suas missões com capacidade. Em qualquer pesquisa de opinião pública que se faça no País, o Exército Brasileiro aparece sempre entre as instituições de maior credibilidade junto à nossa sociedade.

Os meus mais sinceros cumprimentos e homenagens ao Exército Brasileiro, aos comandantes, aos oficiais, aos soldados. Aproveito para prestar aqui uma homenagem especial a uma lenda do Exército: o Tenente General Joaquim Xavier Curado, um goiano que foi um dos precursores do Exército e ostenta uma trajetória quase tão importante quanto a de Duque de Caxias.

Para terminar, Sr. Presidente, quero mais uma vez transmitir os meus parabéns ao Exército Brasileiro neste dia tão importante. Que essa instituição de grande respeito continue cumprindo como sempre cumpriu sua importante missão no nosso País.

Gostaria que V. Exª desse como lidas as palavras do General Albuquerque por ocasião dos 357 anos do Exército brasileiro, intituladas “Patriotismo Consciente e Missão Nacional”.

Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR MAGUITO VILELA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“Patriotismo Consciente e Missão Nacional.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2005 - Página 9769