Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação à retirada de requerimento de informações de sua autoria.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Justificação à retirada de requerimento de informações de sua autoria.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2005 - Página 12689
Assunto
Outros > MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, RETIRADA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), MOTIVO, RECEBIMENTO, ESCLARECIMENTOS, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PROVIDENCIA, DEVOLUÇÃO, RECURSOS, DIARIAS, PASSAGEM.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou encaminhando à Mesa o meu Ofício pedindo a retirada do Requerimento de Informações nº52, de 2005, que se motivou por denúncias jornalísticas a respeito do que pode ter sido, por parte de alguns Ministros, uma certa farra de diárias e passagens. Vários Ministros e Ministérios foram arrolados, bem como os seus secretários-executivos e assessores.

Eu estou aqui retirando este requerimento no que toca ao Ministro Luiz Fernando Furlan e ao seu Secretário-Executivo Márcio Fortes de Almeida, por uma razão muito simples. Primeiro, porque o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior se portou com uma transparência que fica cada dia mais rara neste Governo. O Dr. Márcio Fortes foi ao meu gabinete com uma carta explicando tim-tim por tim-tim as razões e as providências que foram tomadas, tais como devolução do dinheiro, depósito feito ou não, enfim. Ou seja, eu, lendo o que me escreveu o Dr. Márcio Fortes de Almeida, falando em seu nome e em do Ministro Furlan, vi que não tinha a menor razão de manter de pé o meu requerimento. Por isso, eu peço a inclusão, nos Anais, da carta do Dr. Márcio Fortes de Almeida, anuncio a retirada do requerimento e proclamo algo que como Líder de um partido de Oposição tenho a maior alegria de proclamar: se houver esse tipo de comportamento do Governo na direção da Oposição, o diálogo flui de maneira muito mais respeitosa. Uns dão desculpas, outros fingem que não ouviram. Este aqui não fingiu; ouviu, não deu desculpas, trouxe a justificativa e, portanto, eu quero parabenizar S. Exª e o Sr. Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por um gesto que a meu ver é sobretudo republicano.

Sr. Presidente, muito obrigado.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matéria referida:

“Of. 061/GM-MDIC.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2005 - Página 12689