Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de Televisão.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13036
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, PADRÃO DE QUALIDADE, IMPORTANCIA, NATUREZA CULTURAL, BRASIL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente Renan Calheiros, Exmº Sr. João Roberto Marinho, representando aqui as Organizações Globo e a família Marinho, ilustre competente e eficiente Ministro Ciro Gomes, Sr. Presidente do STJ, Dr. Edson Vidigal, Exmº Sr. Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, convidados, dia 26 de abril último foi uma data de grande significado não só para a comunicação, mas também para a cultura brasileira. Há exatos 40 anos, telespectadores dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo assistiam, pela primeira vez, a um programa do que seria hoje a Rede Globo de Televisão. Era um programa infantil, chamado Uni-Duni-Tê, que já antevia uma grade de programação que, ao longo de todos esses anos, se pautou pela qualidade.

Foi o começo de uma saga empresarial e cultural do fundador da rede, jornalista Roberto Marinho, que faleceu em 2003 aos 98 anos. Quarenta anos depois, a Rede Globo de Televisão é líder de audiência em todos os Estados do Brasil.

            A sua imagem chega a 99,8% das cidades brasileiras, uma marca impressionante. São 113 afiliadas pelo País e mais 30 países que retransmitem a programação da emissora, através da Globo Internacional, o que faz da Globo a terceira ou quarta maior rede de TV do mundo.

Nesses 40 anos, a emissora produziu: novelas, programas de auditório, infantis, humorísticos, esportivos, séries e minisséries, além de um jornalismo moderno e sempre de grande agilidade. O Jornal Nacional, carro-chefe do jornalismo global, é líder absoluto em audiência desde sua estréia, em 1969, um fenômeno realmente incrível.

As novelas brasileiras da Globo são produtos de exportação. Vistas em vários países da Europa, mostram, sem dúvida, o potencial do artista brasileiro e a competência da produção televisiva do País. Na Rede Globo, de Televisão encontram-se hoje alguns dos mais capacitados profissionais de TV no planeta em diversos setores, além de atores e atrizes que brilham nacional e internacionalmente pelo seu talento.

O que é mais importante, no entanto, é que a programação da Rede Globo, em todos esses anos, não apenas foi variada e eclética, mas primou sempre pela qualidade absoluta. Tanto é que, hoje, no mundo televisivo, virou referência o chamado Padrão Globo de Qualidade. Nada que seja produzido pela Globo foge desse padrão, que leva em consideração tanto os aspectos técnicos quanto os aspectos artísticos.

A importância da TV Globo se mede não apenas pelas mudanças profundas que operou, ao longo dos anos, na televisão brasileira, como pela presença cada dia mais forte na temática social. Seja através da teledramaturgia ou mesmo do jornalismo, a Globo tem suscitado debates muito importantes para o País, como o racismo, o tratamento das doenças, a questão das drogas, da homossexualidade e tantos outros. Temas tabus que, quando tratados numa linguagem inteligente e provocadora, despertam debates nacionais, provocando importantes soluções.

A partir de hoje, o melhor da produção da Globo nesses quarenta anos poderá ou pode ser revisto por quem já viu ou visto pela primeira vez pelas novas gerações. Uma programação que reúne vários gêneros, unidas pela qualidade e pelo alto nível que sempre tiveram.

Em nome do povo goiano, que represento neste Parlamento, presto minhas homenagens à Rede Globo de Televisão nos seus 40 anos. Registro o reconhecimento da sua importância para a televisão brasileira, para a cultura do nosso País e pelas contribuições sociais que tem dado ao Brasil.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Permite-me V. Exª um aparte, Senador Maguito Vilela?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Com muito prazer, Senador Eduardo Suplicy.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Cumprimento V. Exª e a Rede Globo de Televisão por todas as suas iniciativas. Ressalto, inclusive, um ponto que V. Exª acaba de mencionar: a Globo, por meio da sua programação jornalística e de suas novelas, está suscitando temas que merecem ser objeto de grande debate. Cito um exemplo atual: a novela América, da autora Glória Peres. Ali está-se retratando um anseio muito grande dos seres humanos de poderem se locomover de um país para o outro dentro das Américas. Na momento em que o país de maior riqueza no mundo, os Estados Unidos da América, propõe aos demais países das três Américas a criação de uma área de livre circulação de capital e de bens e serviços, mas restringe, sobremodo - muito mais do que há 20 ou 30 anos - a livre circulação dos seres humanos, a novela retrata esse problema social. Cumprimento a Rede Globo pela sensibilidade dos responsáveis pela escolha desse tema. Ainda não sei o que vai acontecer na novela, mas certamente ela já está trazendo um debate que, inclusive, tem sido objeto de consideração por parte de Parlamentares como os Senadores Hélio Costa e Marcelo Crivella, que, em nome da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, foram aos Estados Unidos acompanhar de perto a situação dos brasileiros detidos em prisões na fronteira. Mas isso deve servir para pensarmos no objetivo de - também nas Américas, como hoje na União Européia - liberdade de escolha dos que vivem nas três Américas de onde possam viver, trabalhar e estudar. Esse é mais um exemplo que a Rede Globo nos dá. Cumprimento o Sr. João Roberto Marinho, em nome de todos os que ali trabalham, por mais essa iniciativa importante para a realidade brasileira e das Américas. Meus cumprimentos a V. Exª.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Acolho e agradeço o aparte, Senador Eduardo Suplicy, que irá enriquecer o meu pronunciamento.

Estava me referindo às homenagens do povo goiano, através da minha pessoa, à Rede Globo.

Quero cumprimentar todos os profissionais que fazem da TV Globo uma das maiores e melhores do mundo: artistas, técnicos, executivos, funcionários, enfim, a todos. E a toda família Marinho nosso reconhecimento sincero e especial, na pessoa do seu representante, Sr. João Roberto Marinho.

Ao jornalista Roberto Marinho, um dos mais importantes brasileiros da história, nossa lembrança de reconhecimento por tudo que fez pelo Brasil e pelos brasileiros.

Quero também pedir permissão para estender os meus cumprimentos à Organização Jaime Câmara, aqui representada por seu digno Presidente, Sr. Jaime Câmara Júnior, que tem detém oito afiliadas da Rede Globo em Goiás e no Tocantins. Lá, como no resto do País, a TV Anhanguera prima também pela eficiência e pela qualidade.

Parabéns à Rede Globo pelos 40 anos! E os votos de que continue contribuindo - e muito - com a história, com a cultura e, principalmente, com as questões sociais do Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13036