Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 40 anos de atividade da Rede Globo de televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2005 - Página 13053
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), IMPORTANCIA, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, PARTICIPAÇÃO, HISTORIA, BRASIL, INTEGRAÇÃO, TERRITORIO NACIONAL, PRODUÇÃO, CULTURA, JORNALISMO, INCENTIVO, SOLIDARIEDADE, CALAMIDADE PUBLICA, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, DIVULGAÇÃO, PAIS, EXTERIOR.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Renan Calheiros, Sr. João Roberto Marinho, Presidente da Rede Globo, Ministro Edson Vidigal, Ministro Ciro Gomes, eu gostaria de deixar aqui, também, uma pequena mensagem, em nome do Estado de Santa Catarina, onde temos a RBS, uma filiada à “Rede Globo”. Fizemos uma pequena pesquisa sobre a nossa querida “Rede Globo de Televisão”. Certamente, aqui já foi dito um pouco de tudo que representa a Rede Globo para o Brasil e para o mundo.

Quem assistiu à festa dos 40 anos da Rede Globo no dia 26 de abril participou, na verdade, de uma viagem pelo tempo. Imagens, música, acontecimentos fizeram-nos perceber que a existência dessa emissora faz parte da trajetória de vida do brasileiro. Acompanhamos, por meio de seus telejornais, os fatos marcantes da história do Brasil e do mundo e, muitas vezes, assistimos, ao vivo, à história acontecer diante de nossos olhos: a eleição de Tancredo, a posse de José Sarney, a promulgação da Constituição, a queda do Muro de Berlim, o fim do Governo Collor, a criação do Real, a Guerra do Golfo, só para citar alguns exemplos.

Essa emissora nasceu de um homem de visão que enxergou o que ninguém via: a força da comunicação e seu papel no desenvolvimento da sociedade. Tornou-se um sistema de comunicação que atinge hoje cerca de 40 países, que divulga a nossa cultura e que integrou definitivamente o nosso País. Nada de irrelevante acontece num canto qualquer do território nacional que não se torne de conhecimento público em pouco tempo.

Sem dúvida, o Brasil passou a se conhecer melhor por intermédio de reportagens que passaram a mostrar a nossa verdadeira face.

Vimos de perto a seca e, diante das imagens de fome e miséria humana, a sociedade mobilizou-se para minimizar a situação de nossos irmãos do Nordeste e os problemas no Sul.

Essa solidariedade perdura há mais de 20 anos. O Brasil viu na telinha a face viva da corrupção e, a partir daquele momento, passou a combatê-la.

A auto-estima do brasileiro também melhorou ao vermos, por meio das reportagens, que o Brasil é, sim, um país viável e de cultura rica. O espírito empreendedor do nosso povo, em alguns casos, chega a ser superior quando comparado ao de países já desenvolvidos.

Por intermédio da telinha, nossa sociedade foi-se modernizando ao quebrar tabus, discutidos nos programas da emissora e em suas premiadas novelas. Nossa cultura, exportada mediante a programação da emissora, aproxima-nos de outros povos e abre caminhos diplomáticos e comerciais.

A TV Globo fica no ar 24 horas por dia. Dessas, mais de três horas diárias são dedicadas ao jornalismo. São mais de 500 profissionais no Brasil e no exterior. A Rede Globo é uma das principais exportadoras de programação de TV do Brasil e vendeu ao exterior, segundo pesquisas, apenas no ano passado, 26 mil horas de programas, além de ter um canal internacional, que transmite seu conteúdo a 1,8 milhão de casas fora do Brasil, atendendo a mais de 7 milhões de pessoas fora do Brasil.

A história de Rede Globo se confunde com o desenvolvimento da televisão brasileira, e a evolução política do Brasil não teria sido a mesma sem ela.

Parabenizo todos que fazem e fizeram o dia-a-dia da Rede Globo e que a transformaram em um dos maiores sistemas de comunicação do mundo.

Parabéns a todos os integrantes da Rede Globo e parabéns ao Brasil por ser sede de uma emissora das mais privilegiadas e das mais, sem dúvida nenhuma, preferidas no mundo.

Parabéns a todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2005 - Página 13053