Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a tensão na região do Município de Anapu/PA, onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada. Pistas clandestinas encontradas pelo IBAMA no Pará.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Preocupação com a tensão na região do Município de Anapu/PA, onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada. Pistas clandestinas encontradas pelo IBAMA no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2005 - Página 13335
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PERMANENCIA, FORÇAS ARMADAS, IMPLANTAÇÃO, DELEGACIA, POLICIA FEDERAL, MUNICIPIO, ANAPU (PA), ALTAMIRA (PA), ESTADO DO PARA (PA), MOTIVO, GRAVIDADE, CONFLITO, POSSE, TERRAS, ZONA RURAL.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, CONFLITO, MUNICIPIO, ANAPU (PA), DESCOBERTA, CLANDESTINIDADE, PISTA DE POUSO, INTERIOR, ILEGALIDADE, UTILIZAÇÃO, GARIMPEIRO, TRAFICANTE, EXPLORADOR, MADEIRA.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Serão apenas trinta segundos, Sr. Presidente. Com essa ditadura dos Líderes, é difícil falar. Assim sendo, solicito a publicação de meu pronunciamento na íntegra e a inserção de duas matérias nos Anais da Casa.

Em primeiro lugar, a matéria publicada no jornal O Liberal, do Estado do Pará, no dia 30 último, que trata do clima de tensão e guerra existente no Município de Anapu (PA), onde morreu a Irmã Dorothy Stang, e onde os ditos produtores rurais, grileiros de terra, ameaçam de morte, dizendo que estão dispostos a matar ou a morrer - quem vai morrer nessa história, já sabemos, são os trabalhadores, infelizmente - assim que o Exército se retirar da região. Estamos nos mobilizando nesse sentido. E hoje pudemos contar com o apoio de todos os membros da Comissão de Agricultura, inclusive do Presidente Sérgio Guerra, quando foi aprovado, por unanimidade, um requerimento para que o Exército não seja retirado da região. O requerimento é dirigido ao vice-Presidente da República, Ministro da Defesa. Estamos extremamente preocupados com a situação, o Exército não pode se retirar da região.

Peço também a transcrição da matéria do jornal O Globo, que diz que o Ibama encontrou 83 pistas clandestinas no Estado do Pará exatamente nessa região. Portanto, é essa minha solicitação e esse apelo que faço ao Ministro da Defesa, Vice-Presidente da República, que o Exército brasileiro precisa ser mantido na região, sob pena de termos mais mortes, porque, infelizmente, a polícia do Estado parece mais preocupada em investigar e prender as testemunhas, os trabalhadores, em vez de investigar os grileiros, verdadeiros financiadores da violência e do crime na região.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DA SRª SENADORA ANA JÚLIA CAREPA.

********************************************************************************

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é gravíssima a situação atual no Pará, decorrentes dos conflitos no campo. Em vista disso, venho reforçar o pedido de permanência do Exército em Anapu, bem como da implantação da Delegacia da Polícia Federal em Altamira. Esse último pedido, inclusive, foi hoje comunicado pessoalmente ao Ministro Márcio Thomaz Bastos, e reiterado via ofício.

A atual situação está bem retratada em duas reportagens recentemente publicadas, as quais peço sejam transcritas nos Anais desta Casa.

A primeira foi publicada no dia 30 de abril no jornal O Liberal, que é o jornal de maior circulação da região Norte. Alerta para o clima de guerra em Anapu, onde grileiros e madeireiros que atuam na ilegalidade, através de um interlocutor de nome João, anunciam um “combate radical” aos assentamentos (Projetos de Desenvolvimento Sustentável - PDS), após a saída do Exército. Dizem ainda que estão dispostos “a matar ou morrer”.

O segundo artigo que peço ser transcrito constou do jornal O Globo, edição do dia 1º de maio. Segundo ele, a equipe da Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama, responsável pelo combate ao desmatamento na Amazônia, descobriu 83 pistas de pouso clandestinas na região da Terra do Meio, no Pará, usadas por madeireiros clandestinos, garimpeiros, grileiros e até traficantes, 32 das quais estão dentro de unidades de conservação ambiental.

A própria reportagem informa que o Governo já está tomando as devidas providências. A Polícia Federal e o Comando de Operações Terrestres do Exército devem organizar missões para destruir as pistas, especialmente as 32 pistas que estão dentro de unidades de conservação e começarão a ser destruídas este mês.

Tais notícias nos enchem de preocupação e apontam para a necessidade da permanência do Exército na região e a necessidade da criação da delegacia em Altamira.

Muito obrigada.

 

***************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA ANA JÚLIA CAREPA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, Inciso I e § 2º, do Regimento Interno.).

***************************************************************************

Matéria referida:

“Jornal O Globo.

“Clima de guerra em Anapu.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2005 - Página 13335