Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização da Segunda Feira Agrícola Agrishow Comigo, em Rio Verde/GO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Realização da Segunda Feira Agrícola Agrishow Comigo, em Rio Verde/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2005 - Página 10334
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, FEIRA, AGRICULTURA, MUNICIPIO, RIO VERDE (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), DESENVOLVIMENTO AGRICOLA, REGIÃO CENTRO OESTE.
  • EXPECTATIVA, EMPENHO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, SETOR, AGRICULTURA, BRASIL.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,

     Senhor Presidente, senhoras e senhores senadores.

     Terminou no último domingo no município de Rio Verde, no sudoeste do Estado de Goiás, a Segunda Feira Agrícola Agrishow Comigo. Um evento que movimentou todo o setor rural do Centro-Oeste e de outras regiões do Brasil.

     Pelo segundo ano consecutivo, Rio Verde participa do circuito Agrishow, que compreende uma série de eventos em vários estados do Brasil, voltados para a apresentação de novas tecnologias e comercialização de máquinas, implementos e outros itens agregados ao processo de produção agrícola.

     Os organizadores do evento, que é presidido pelo produtor Antônio Chavaglia, um dos nomes mais respeitados no setor produtivo rural em todo o País, comemoraram os resultados. Ao todo, o volume de comercialização superou os 200 milhões de reais.

     Tão expressivo resultado demonstra todo o potencial da região sudoeste de Goiás e a força da agricultura brasileira. Apesar da forte crise existente, o setor ainda é capaz de movimentar tamanho volume de recursos em um só evento.

     Como se sabe, a agricultura sofre um de seus piores momentos nos últimos anos, motivado pela queda da cotação de grãos. Para se ter uma idéia, o preço da saca da soja chegou a ser cotado no ano passado a cinqüenta reais. Hoje, o preço gira em tomo de vinte a vinte e cinco reais, o que não cobre, em alguns casos, sequer o custo da produção.

     O governo federal, através do Ministro Roberto Rodrigues, anunciou algumas medidas para minimizar o problema, como a rolagem das dívidas e novos financiamentos. Mas é preciso avançar mais, implantando o seguro rural e fazendo valer, de fato, uma política concreta de preços mínimos.

     A crise na agricultura provocou uma queda na comercialização durante a Agrishow Rio Verde, se comparado com o ano passado. Mesmo assim, o resultado foi altamente positivo.

     De acordo com Sergio Magalhães, que preside o Sistema Agrishow no Brasil, Rio Verde demonstrou nesses dois anos que tem condições de sediar o maior evento da área em pouco tempo. Segundo Magalhães, é a Agrishow de Rio Verde que tem hoje o maior potencial de crescimento no Brasil.

     Ao todo, quase 40 mil pessoas passaram pelo evento na semana passada, que foi realizado no moderno Centro Tecnológico da Comigo, a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Sudoeste de Goiás, na cidade de Rio Verde.

     Eventos com a magnitude da Agrishow de Rio Verde reafirmam o potencial da agricultura como um setor da economia de grande capacidade de geração de empregos e de riquezas para o País. É preciso, portanto, que o governo continue olhando com prioridade para este setor, avançando na implantação de questões estruturais e de longo prazo. E não apenas agindo paliativamente, socorrendo a classe nos momentos de aperto, como sempre aconteceu no passado.

     Acredito no compromisso do Governo Lula com este setor. E acredito na capacidade do Ministro Rodrigues, um dos homens que mais entende de agricultura no Brasil. Mas é preciso transformar capacitação, projetos e boa vontade em ações concretas. Os ganhos maiores não serão apenas dos produtores, mas acima de tudo da economia nacional, cujo crescimento nos últimos anos foi sustentado pela agropecuária e que pode ser potencializado, caso receba seu valor devido.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2005 - Página 10334