Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à gestão do atual prefeito do município goiano de Cristalina. Defesa do Presidente da República sobre envolvimento no episódio da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Elogios à gestão do atual prefeito do município goiano de Cristalina. Defesa do Presidente da República sobre envolvimento no episódio da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2005 - Página 15446
Assunto
Outros > ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, MUNICIPIO, CRISTALINA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), ENTORNO, CAPITAL FEDERAL, PARCERIA, PREFEITO, VEREADOR, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, CAMARA MUNICIPAL, APLICAÇÃO DE RECURSOS, AQUISIÇÃO, AMBULANCIA, CONSTRUÇÃO, POSTO MEDICO, POSTO POLICIAL, VILA.
  • RESPOSTA, ACUSAÇÃO, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, REFERENCIA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLIDARIEDADE, BANCADA, APOIO, JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, COMPROVAÇÃO, CORRUPÇÃO, CRITICA, DESRESPEITO, IDONEIDADE, CHEFE DE ESTADO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, diante de tantas notícias ruins, trago a esta tribuna um exemplo que merece ser disseminado por todo o País. No Estado de Goiás, a Prefeitura Municipal de Cristalina oferece à Nação brasileira um paradigma de gestão dos recursos públicos, que deveria, inclusive, inspirar todas as administrações municipais do Brasil.

O Presidente da Câmara Municipal de Cristalina - esta é uma cidade importante, situada no entorno de Brasília -, o Vereador Marquinho Abrão, que tomou posse em 1º de janeiro passado, promoveu cortes drásticos e criteriosos na esfera dos fornecedores e prestadores de serviços, bem como no quadro de recursos humanos.

Os recursos advindos da nova e revolucionária gestão, que produziu uma economia da ordem de R$100 mil, representaram uma redução de 26,67% nas despesas, num total de R$375 mil recebidos nos últimos três meses pela Câmara Municipal daquela cidade.

No mês de janeiro, foi possível direcionar esses recursos para a compra de uma ambulância para o Distrito de Campos Lindos, e, com os repasses de fevereiro e março, está sendo edificado um posto de saúde conjugado com um posto policial na Vila São João, naquela municipalidade.

Num acordo com o Prefeito Antonino Camilo de Andrade, um engenheiro e, diga-se de passagem, um extraordinário Prefeito, esses repasses são feitos mediante um pacto de utilização dos recursos em prol da comunidade local.

A maneira inovadora como o Presidente da Câmara de Cristalina, o Vereador Marquinho Abraão, vem administrando os seus recursos tem chamado a atenção da mídia do meu Estado, que destaca o exemplo responsável e criativo da gestão municipal que Cristalina dá a todos os Legislativos de Goiás e do Brasil, contrastando com alguns Municípios goianos e brasileiros, onde a gestão dos recursos públicos anda na contramão da cartilha aplicada em Cristalina.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero cumprimentar a Câmara Municipal de Cristalina por esse exemplo edificante, passando recursos que sobraram da Câmara para a Prefeitura construir posto de saúde, comprar ambulâncias para o distrito. É um exemplo edificante que temos de ressaltar.

Parabéns ao Presidente da Câmara de Cristalina, aos Vereadores de Cristalina, ao Prefeito de Cristalina, o grande engenheiro e extraordinário estadista Antonino Camilo.

Sr. Presidente, para finalizar, tenho que discordar da Oposição nesta Casa. A Oposição não tem sido correta com o Presidente Lula. O Presidente nunca pactuou com desonestidade ou com corrupção. Os deslizes acontecidos no seu Governo foram punidos; o do Correio foi punido, o Waldomiro Diniz foi punido. Quando diz que é solidário com aqueles que estão na base do Governo, o Presidente está querendo dizer que é solidário até prova em contrário. Se comprovar corrupção, naturalmente, Sua Excelência vai agir como sempre agiu. Se há algo de que o Brasil inteiro não tem dúvida é da honestidade e da integridade do Presidente. Todos os brasileiros sabem disso. O Presidente é um homem honesto, é um homem correto, é um homem justo. Como Sua Excelência mesmo disse, o Presidente não pode demitir alguém que foi acusado disto ou daquilo, sem prova real, sem condenação.

Então, é bom que a Oposição tenha cautela. Já fui Governador, muitos aqui já foram Governadores. Nenhum Governo, nenhum Chefe de Poder Executivo admite corrupção, porque essa é uma mácula que realmente fica para o resto da vida de qualquer Chefe de Poder Executivo. O Presidente Lula pode estar solidário com os seus companheiros, mas não conivente com corrupção. Quanto a isto, faço questão de defendê-lo.

O Presidente tem dito, reiteradamente, que não vai punir antes da condenação e, nesse aspecto, está correto. Se fossem punir políticos por denúncias vãs, não haveria mais ninguém exercendo cargo público no Brasil, porque quase todos sofrem calúnias, difamações e infâmias por este Brasil afora. É preciso provas concretas.

Penso que está havendo excesso por parte da Oposição nesta Casa com relação à pessoa do Presidente da República, que merece o respeito do Senado, do Congresso Nacional e do povo brasileiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2005 - Página 15446