Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Balanço do Governo Íris Rezende na prefeitura de Goiânia/GO.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Balanço do Governo Íris Rezende na prefeitura de Goiânia/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2005 - Página 16252
Assunto
Outros > ESTADO DE GOIAS (GO), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • AVALIAÇÃO, GESTÃO, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE GOIAS (GO), CUMPRIMENTO, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, ESPECIFICAÇÃO, AREA, SAUDE, TRANSPORTE COLETIVO, ASFALTAMENTO, PERIFERIA URBANA, ELOGIO, COMPETENCIA, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

 

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o ex-Senador Iris Rezende Machado chega a cinco meses de gestão à frente da prefeitura de Goiânia neste mês de maio. Nesse breve período, deixa registrada uma lição muito clara sobre a política e os políticos: compromissos feitos em campanha são compromissos a serem cumpridos no exercício do mandato.

No ano passado, como candidato, o prefeito Iris Rezende apresentou uma plataforma de trabalho em que propunha atacar, de forma muito vigorosa, os pontos de maior estrangulamento na cidade de Goiânia: saúde, transporte coletivo e falta de asfaltamento nos bairros mais afastados.

Foi duramente criticado por adversários. Os compromissos de Iris foram taxados de “promessas absurdas” ou “compromissos mirabolantes”, que não teriam condições de ser resgatados.

Como a população de Goiânia conhece bem o competente administrador que é Iris Rezende, ela não deu bola aos ataques e o elegeu com quase 60% dos votos válidos. Ainda no início de seu mandato, Iris já pode computar um grande caminho percorrido no cumprimento de seus compromissos.

Em pouco mais de 100 dias, Iris resgatou seu principal compromisso com a saúde, fazendo abrir e funcionar todos os Cais de Goiânia 24 horas por dia. Agora nesse mês, anunciou um projeto arrojado para melhorar o atendimento nas unidades, inclusive com o aumento de médicos e outros profissionais.

Os resultados positivos foram sentidos rapidamente. A facilidade que as pessoas passaram a ter com o atendimento 24 horas perto de casa fez com que houvesse um desafogamento na procura nos grandes hospitais, como o Hugo, o Hospital de Urgências de Goiânia.

Na área de pavimentação está em curso o processo licitatório para asfaltar sete milhões de metros quadrados de ruas, o que vai cobrir quase todas as vias habitadas da cidade onde esse benefício não chegou. As obras começam ainda no primeiro semestre deste ano.

O transporte coletivo começa a sentir as melhorias. Vários terminais foram reformados. Quase 80 ônibus sem condições de tráfego foram retirados de circulação e substituídos por outros, em melhores condições, para dar mais conforto ao usuário.

Setenta novos ônibus se incorporaram à frota da cidade e outros 200 chegarão nos próximos 30 dias. Uma medida que irá melhorar sensivelmente o transporte, porque ataca a principal reclamação do usuário que é a demora e a lotação nos veículos.

Além disso, no último final de semana foram iniciadas obras nas principais vias no centro de Goiânia. São importantes obras que vão adaptar essas vias para a criação de corredores rápidos para os ônibus. Isso vai dar mais celeridade ao trânsito e, conseqüentemente, tornará as viagens dos ônibus também mais rápidas, com menos transtorno para quem faz uso do sistema.

As ações não param por aí. No último final de semana, o prefeito Iris Rezende retomou a prática dos mutirões, aperfeiçoados para prestar serviços eficientes à comunidade.

Em apenas uma semana, na região Noroeste, escolas, postos de saúde, praças, ruas, praças esportivas foram reformadas e reequipadas. Além disso, mais de 50 mil pessoas receberam algum tipo de atendimento, seja em saúde, assistência jurídica, com emissão de documentos ou de orientação.

E tenho certeza de que é apenas o começo de uma gestão que vai movimentar Goiânia de ponta a ponta. A lição dos 100 dias não deixa margem para dúvidas: o prefeito não só irá cumprir todos os seus compromissos de campanha, como irá surpreender com ações extras que não estavam previstas inicialmente.

Esse é o Iris que Goiás e o Brasil conhecem. O administrador competente, que conversa pouco e trabalha muito. Que não faz “promessas absurdas”, como foi acusado em campanha, mas obras e realizações que melhoram o dia a dia das pessoas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a tolerância da sociedade com os homens públicos que não levam a sério a palavra empenhada tem sido e deve ser cada vez menor. É preciso ter tolerância zero com quem falta com a verdade com o povo.

Em toda a minha vida pública, procurei ter como meta principal justamente honrar a confiança que o povo, nas urnas, depositava em mim e no meu partido. Quando me candidatei a governador de Goiás, por exemplo, o fiz em cima de um tripé de propostas que tinha como objetivo levar Goiás a um novo salto de desenvolvimento: infra-estrutura, industrialização e ação social.

Naquela época, já no primeiro dia de mandato, os compromissos começaram a ser resgatados no campo social, com a implantação de um vigoroso programa de combate à fome e à desnutrição infantil. Um projeto aplaudido pelo saudoso Herbert de Souza, o Betinho, e aprovado pelo Unicef.

No setor de infra-estrutura, demos continuidade às obras em andamento, agindo com a responsabilidade que deve nortear as ações do governante. E construímos outras ao longo do mandato. Conseguimos grandes feitos, como a conclusão da duplicação da rodovia entre Goiânia e Anápolis, esperada há mais de uma década, a reabertura do HGG, o certificado de área livre da febre aftosa, que permitiu que Goiás retomasse as exportações de carne.

Goiás passou a ser a oitava economia do Brasil e a nona mais competitiva, com crescimento anual 70% acima da média nacional. No campo da industrialização, tivemos um dos pontos altos de nossa gestão. Foram centenas de novos empreendimentos que se instalaram em Goiás, como a Perdigão, a Mitsubishi, várias empresas no pólo farmoquímico de Anápolis, hoje o mais importante do Brasil, e tantas outras. Ao todo, em menos de quatro anos, foram cinco bilhões de reais em investimentos.

Agimos com planejamento, seguindo o plano traçado em campanha e os compromissos assumidos com o eleitor. E os resultados vieram. O respeito angariado no cumprimento da palavra é que me trouxe ao Senado e que me dá a tranqüilidade de planejar projetos futuros junto com o povo goiano.

O mesmo exemplo que, como disse, o prefeito Iris Rezende mais vez dispõe para todo o Brasil. O exemplo do político correto, que leva sua atividade com a seriedade e o empenho que o povo exige. Em pouco tempo, Iris fez muito em seu novo mandato como prefeito. E, tenho certeza, fará ainda muito mais, com uma gestão que marcará época na história de Goiânia.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2005 - Página 16252