Discurso durante a 70ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de matéria do escritor João Ubaldo Ribeiro, intitulada "Somos um país corrupto", publicada na revista Veja, edição de 18 de maio do corrente.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro de matéria do escritor João Ubaldo Ribeiro, intitulada "Somos um país corrupto", publicada na revista Veja, edição de 18 de maio do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2005 - Página 16578
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, ESCRITOR, CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar a entrevista do escritor João Ubaldo Ribeiro publicada na revista Veja, edição de 18 de maio do corrente, sob o título “Somos um país corrupto”.

Na opinião do escritor, o Presidente Lula não gosta de administrar: “Ele não senta para ler, para despachar, para trabalhar” além de não digerir muito bem as críticas que lhe são feitas. E segue dizendo que “Quando alguém critica Lula chamando-o, por exemplo, de ignorante - o que não é uma difamação, é uma verdade - diz-se que o Presidente está sendo desrespeitado”.

Comenta, ainda, que votou em Lula na última eleição, mas, hoje, o acha despreparado para ocupar o cargo: “Vende a imagem da leitura como uma coisa difícil, comparável a andar em esteira. Uma das coisas graves que eu acho que Lula faz é se gabar, se vangloriar da própria falta de formação”.

Para concluir, Sr. Presidente, requeiro que a entrevista seja considerada como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR SENADOR SÉRGIO GUERRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Somos um País corrupto.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2005 - Página 16578